Assim como José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni (relembre aqui), que recentemente passou a compartilhar suas memórias e reflexões no TikTok, Roberto Duailibi representa uma geração de profissionais que ajudaram a construir a história da comunicação brasileira — e que agora encontram nas redes sociais uma nova forma de transmitir conhecimento. Ambos mostram que a experiência segue sendo valiosa e atual, especialmente quando compartilhada com leveza, humor e senso crítico para as novas gerações.
Aos 89, Duailibi, da DPZ, faz do Instagram uma sala de aula
Roberto Duailibi, o “D” da icônica DPZ — uma das agências mais influentes da história da publicidade brasileira — acaba de se tornar ativo no Instagram. Aos 89 anos, ele…
Adnews
02.05.2025

Roberto Duailibi, o “D” da icônica DPZ — uma das agências mais influentes da história da publicidade brasileira — acaba de se tornar ativo no Instagram. Aos 89 anos, ele segue fazendo o que sempre fez de melhor: provocar reflexões, contar histórias e compartilhar aprendizados valiosos com quem vive (ou quer viver) de comunicação.
Com vídeos curtos e diretos, Duailibi tem usado o formato de reels para abordar temas que vão do relacionamento entre agência e cliente à importância da leitura contínua. Tudo com a autoridade de quem viveu — e ajudou a construir — os bastidores da propaganda no Brasil ao longo das últimas seis décadas.
Com um tom leve, generoso e sempre direto ao ponto, Roberto Duailibi transforma cada postagem em uma pequena aula — de história, de publicidade e, acima de tudo, de visão de mundo.
Veja 10 vídeos imperdíveis de Duailibi:
📌 Confiança entre agência e cliente
“A chave do relacionamento entre agência e cliente. Uma constante que não muda desde os primórdios da publicidade.”
Ver essa foto no Instagram
📌 Etarismo e longevidade criativa
“Eu, por exemplo, acho que ainda poderia trabalhar como um redator em alguma agência com a idade que tenho. O que vocês acham?”
Ver essa foto no Instagram
📌 Política e propaganda
“A publicidade sempre esteve próxima do poder.”
Ver essa foto no Instagram
📌 Diferença entre marqueteiro e publicitário
“Vamos destrinchar um pouco disso juntos!”
Ver essa foto no Instagram
📌 O que vestir para trabalhar (até de pijama)
Reflexões bem-humoradas que misturam Hering, home office e história de marca.
Ver essa foto no Instagram
📌 Bloqueios criativos e como enfrentá-los
“Essa é o meu processo para quebrar o bloqueio e continuar minha criação!”
Ver essa foto no Instagram
📌 Importância da leitura
“Leia tudo o que puder e leia sempre.”
Ver essa foto no Instagram
📌 Grandes personagens da publicidade nem sempre são pessoas
Com uma lembrança especial d’A Morte do Orelhão.
Ver essa foto no Instagram
📌 TV Globo
Como no vídeo em que parabeniza a Rede Globo pelos 60 anos e recorda a trajetória de nomes como Walter Clark e Boni.
Ver essa foto no Instagram
📌 Cliente chato ou apenas inseguro?
O que fazer quando o cliente parece ser chato? Será que é apenas insegurança?
Ver essa foto no Instagram
Criatividade
H&M estreia no Brasil com inauguração no Iguatemi São Paulo e ações especiais em SP
Às vésperas de iniciar sua operação no Brasil, marca traz a cantora sul-africana Tyla como headliner em evento para convidados, realiza presença em grandes festas da cena urbana e faz ativação no metrô da capital paulista
Criatividade
Publya amplia portfólio com nova linha de soluções em Rich Media
Empresa apresenta formatos interativos de display para aprofundar a conexão entre marcas e consumidores.
Criatividade
Piccadilly lança Marshmallow Flatform com campanha inspirada no universo gastronômico
A campanha une o conforto dos calçados ao prazer sensorial de saborear um doce, despertando memórias afetivas e reposicionando o conforto como uma experiência emocional e envolvente