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A DM9 anunciou nesta quinta-feira (26) a saída de Icaro Doria do cargo de copresidente e Chief Creative Officer (CCO). A decisão, segundo a agência, foi tomada em comum acordo…
Adnews
26.06.2025
A DM9 anunciou nesta quinta-feira (26) a saída de Icaro Doria do cargo de copresidente e Chief Creative Officer (CCO). A decisão, segundo a agência, foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022.
A mudança ocorre dias após a polêmica envolvendo a campanha “Efficient Way to Pay”, criada pela DM9 para a Consul (Whirlpool), que conquistou um Grand Prix em Creative Data e um Bronze em Creative Commerce no Festival de Cannes Lions 2025. O videocase submetido ao festival foi alvo de críticas por conter trechos manipulados, incluindo o uso indevido de falas da senadora norte-americana DeAndrea Salvador e imagens da CNN Brasil com legendas falsas e sem autorização.
O festival abriu investigação oficial sobre o caso, que reacendeu o debate sobre ética e uso de inteligência artificial na criação publicitária.
A DM9 admitiu “falhas na produção e envio” do material, assumiu a responsabilidade e anunciou a criação de um Comitê de Ética em IA na agência. A agência informou que um novo modelo de liderança criativa será anunciado em breve.
Veja na sequência a nota divulgada sobre a saída de Icaro, a nota da agência assumindo o erro, o videocase acusado de ter informações manipuladas e, logo depois, o vídeo que circulou em grupos de WhatsApp acusando a agência de forjar o case:
Nota à Imprensa – Saída de Icaro Doria da DM9
A DM9 informa que Icaro Doria deixa a posição de CCO (Chief Creative Officer) e copresidente da agência. A decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro.
A agência agradece a contribuição de Icaro neste período de reconstrução da marca e deseja sucesso em seus projetos futuros. Um novo modelo de liderança criativa será anunciado em breve.
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