Após polêmica em Cannes, Icaro Doria deixa a DM9

A DM9 anunciou nesta quinta-feira (26) a saída de Icaro Doria do cargo de copresidente e Chief Creative Officer (CCO). A decisão, segundo a agência, foi tomada em comum acordo…

Adnews

26.06.2025

Após polêmica em Cannes, Icaro Doria deixa a DM9

A DM9 anunciou nesta quinta-feira (26) a saída de Icaro Doria do cargo de copresidente e Chief Creative Officer (CCO). A decisão, segundo a agência, foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022.

A mudança ocorre dias após a polêmica envolvendo a campanha “Efficient Way to Pay”, criada pela DM9 para a Consul (Whirlpool), que conquistou um Grand Prix em Creative Data e um Bronze em Creative Commerce no Festival de Cannes Lions 2025. O videocase submetido ao festival foi alvo de críticas por conter trechos manipulados, incluindo o uso indevido de falas da senadora norte-americana DeAndrea Salvador e imagens da CNN Brasil com legendas falsas e sem autorização.

O festival abriu investigação oficial sobre o caso, que reacendeu o debate sobre ética e uso de inteligência artificial na criação publicitária.

A DM9 admitiu “falhas na produção e envio” do material, assumiu a responsabilidade e anunciou a criação de um Comitê de Ética em IA na agência. A agência informou que um novo modelo de liderança criativa será anunciado em breve.

Veja na sequência a nota divulgada sobre a saída de Icaro, a nota da agência assumindo o erro, o videocase acusado de ter informações manipuladas e, logo depois, o vídeo que circulou em grupos de WhatsApp acusando a agência de forjar o case:

Nota à Imprensa – Saída de Icaro Doria da DM9

A DM9 informa que Icaro Doria deixa a posição de CCO (Chief Creative Officer) e copresidente da agência. A decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro.

A agência agradece a contribuição de Icaro neste período de reconstrução da marca e deseja sucesso em seus projetos futuros. Um novo modelo de liderança criativa será anunciado em breve.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24