As grandes agências do Brasil vistas por dentro

Já imaginou como são por dentro os escritórios das maiores agências de publicidade do Brasil? Em busca dessa resposta, o Adnews conversou com algumas das principais empresas criativas do país…

Adnews

24.04.2025

As grandes agências do Brasil vistas por dentro

Já imaginou como são por dentro os escritórios das maiores agências de publicidade do Brasil? Em busca dessa resposta, o Adnews conversou com algumas das principais empresas criativas do país para conhecer seus espaços físicos e entender como a estrutura desses locais influencia na rotina de trabalho e na experiência dos colaboradores.

Perguntamos sobre o modelo de trabalho presencial, a história dos escritórios, o número de profissionais que circulam por ali e como eles se relacionam com o ambiente. O resultado é um panorama rico que mostra não apenas onde, mas como se trabalha nas agências brasileiras mais reconhecidas.

Confira abaixo os detalhes e imagens desses escritórios, organizados em ordem alfabética.

Africa Creative

Uma das agências mais tradicionais do Brasil, a Africa Creative permite que cada núcleo organize sua rotina conforme as necessidades do time. No geral, o trabalho presencial ocorre três vezes por semana.

A agência ocupa o mesmo escritório há quase oito anos, no 3º andar do edifício Pátio Malzoni, na Avenida Faria Lima. A mudança marcou uma nova fase, e o ambiente foi projetado para acompanhar o DNA criativo da empresa.

Com estética marcante, o escritório tem predominância de tons escuros e um design que reflete a cultura da agência: criativa, contemporânea e cheia de personalidade. Um dos destaques é o painel de LED personalizável na entrada, que dá as boas-vindas aos visitantes e pode exibir mensagens diferentes conforme o clima, a agenda do dia ou o tipo de reunião.

Em 2025, a agência passou a ocupar todo o andar, reorganizando suas estruturas e ampliando os espaços.

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BETC Havas Café

A BETC conta com três espaços de trabalho: o escritório no Cidade Jardim Corporate Center, o BETC Havas Café (cujo registro visual está abaixo) e a casa dos colaboradores. O presencial acontece três vezes por semana, divididos entre o escritório e o café.

O BETC Havas Café fica na Rua Oscar Freire, 1.128, e é aberto ao público, junto ao restaurante e à livraria. Os demais andares são exclusivos para as operações da agência.

O espaço foi idealizado pelo CEO e CCO Erh Ray durante a pandemia, como um local para reconexão humana por meio da arte, cultura e criatividade. Segundo a agência, ele funciona como um “Experience Office”, inspirando ideias por meio de encontros, iniciativas culturais e eventos da indústria publicitária.

Projetado pelos escritórios Galeria Arquitetos e Terra Capobianco, o espaço também abriga a Prince Books, livraria tradicional nos Jardins com curadoria de publicações de moda, arte, design, gastronomia e literatura. Entre livros e discos de vinil, poltronas e mesas convidam a uma pausa e boa leitura.

A agência também mantém parceria com a Miami Ad School, que realiza cursos no local, além de sediar eventos, rodas de conversa e happy hours. O espaço conta com quatro andares batizados com nomes das cidades onde a BETC tem escritórios: São Paulo, Paris, Shanghai e Londres. O sucesso foi tanto que o modelo já inspirou versões em outros países como México, Chile e Argentina.

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GALERIA.ag

Uma das maiores agências independentes do Brasil, a GALERIA.ag fica na Vila Madalena e reúne cerca de 400 colaboradores em regime híbrido. Cada funcionário deve comparecer presencialmente ao menos 10 dias por mês, com liberdade para escolher os dias que deseja ir.

O escritório tem 176 lugares, e a reserva de mesas é feita por aplicativo, que exibe um mapa interativo com a ocupação dos espaços em tempo real.

A sede foi pensada como um local convidativo, principalmente em um contexto pós-pandêmico. Além da estrutura com internet rápida, salas de reunião bem equipadas, mobiliário ergonômico e proximidade ao metrô, há um terraço com arquibancada para ver o pôr do sol, onde também é possível trabalhar ao ar livre.

A GALERIA.ag ainda abriga o GALERIA Café, parte do projeto Fazedores de Café, do Sofá Café, que oferece formação gratuita em barismo para jovens em situação de vulnerabilidade social.

De modo geral, a sede é bastante elogiada. A procura é alta, e em média é necessário reservar com uma semana de antecedência. A agência já trabalha em melhorias para ampliar a quantidade de espaços disponíveis.

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Leo

A Leo adota um modelo híbrido e flexível, com três dias de trabalho presencial por semana. O escritório foi pensado para estimular a criatividade, o acolhimento, o sentimento de pertencimento e a integração entre os colaboradores.

“Valorizamos a convivência, a troca, a integração e a construção coletiva, e acreditamos que o espaço físico deve ser um ponto de conexão e inspiração, não uma obrigação”, afirma Mariana Moraes, diretora de Talent & Business Partner da Leo.

O ambiente reúne símbolos clássicos da cultura da Leo, como as maçãs frescas oferecidas todos os dias — uma tradição global iniciada por Leo Burnett —, além de rituais diários como o café da manhã e o lanche da tarde com pão com manteiga, café e chá. O “Lápis Preto”, símbolo da criatividade com propósito, e as estrelas espalhadas pelas paredes remetem ao conceito Reaching for the Stars, que representa a busca constante por excelência.

“A Leo é uma agência centrada em pessoas — e nosso escritório traduz esse compromisso. É um ambiente vivo, colaborativo e cheio de alma, reconhecido pelos colaboradores como um espaço acolhedor e que estimula a criatividade”, diz Mariana. “Os ambientes são abertos, com salas apenas para reuniões, e todos compartilham os mesmos espaços, o que reforça uma cultura de colaboração e aproximação. Não temos salas fechadas: aqui, todo mundo senta junto.”

O espaço também carrega a história da agência e projeta seu futuro, com prêmios e objetos de campanhas marcantes em destaque — como a jaqueta da collab entre Trident e Alok, de uma campanha que conectou o mundo dos games à cultura pop. “Nosso espaço é mais do que um lugar de trabalho — ele traduz a Leo que somos hoje: uma agência integrada, digital-first e centrada em pessoas”, afirma.

“É aqui que conectamos dados a insights humanos e criatividade a impacto real. O escritório também é um ponto de encontro para celebrar conquistas, cultivar talentos e seguir escrevendo a história da Leo no Brasil. Com 300 colaboradores e 18 clientes, criamos um ambiente pronto para acolher, inspirar, transformar, onde todos se sentem – e são – parte de algo maior.”

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LePub São Paulo

Uma das agências brasileiras de destaque no Cannes Lions nos últimos anos, a LePub tem um escritório que já chama atenção logo na entrada: um bar com os logos e produtos de clientes, além dos troféus conquistados com campanhas para marcas como Heineken, Santander, Johnnie Walker, Trident e Raça Comunicações.

A LePub adota a política global do Publicis Groupe: segundas-feiras são presenciais obrigatórias, e os demais dias podem ser escolhidos. A maior presença ocorre às terças e quintas.

Desde agosto de 2024, a agência está instalada no 5º andar da Rua Sansão Alves dos Santos, 400, onde outras empresas do grupo também se reúnem. Toda última quinta-feira do mês, os colaboradores se encontram no happy hour mensal da casa.

Os “lepubers”, como se chamam, aproveitam o bar para reuniões informais e gostam de usar a arquibancada e a varanda como espaços de troca e descanso.

Para o dia a dia, a agência oferece mimos como pão francês quentinho com manteiga no café da manhã, frutas frescas, vending machine com guloseimas e uma geladeira compartilhada para lanches pessoais.

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Ogilvy

A Ogilvy funciona em regime híbrido, com três dias presenciais por semana. Algumas áreas adotam rodízios entre as equipes, e o modelo tem sido bem avaliado internamente.

Segundo Patricia Fuzzo, Chief People Officer da Ogilvy e do WPP Brasil, o retorno ao ambiente físico trouxe mais troca de conhecimento e agilidade: “O presencial fortalece vínculos, impulsiona a criatividade e acelera processos que, no remoto, muitas vezes se perdem em camadas de comunicação.”

Luiz Leite, CFO da Ogilvy Brasil, conta que a mudança para o atual espaço no Alto de Pinheiros foi repleta de simbolismo. O prédio, inicialmente maior do que a demanda da agência, virou trunfo estratégico com o crescimento da operação. “Uma das visitas mais marcantes foi a de Sir Martin Sorrell, então CEO global do WPP. Ele brincou que nossa recepção parecia uma quadra de basquete — e no ano seguinte instalamos uma cesta ali.”

A estrutura inclui refeitório, auditório, academia exclusiva e salas de reunião de diversos tamanhos. O ambiente é amplo, acolhedor e valorizado pelos colaboradores.

A agência está em processo de mudança para o novo WPP Campus, na Vila Leopoldina, com 20 mil m² projetados por Gustavo Utrabo. O local reunirá 26 empresas do grupo e cerca de 6 mil profissionais.

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Publicis Brasil

Com clientes como Honda, Red Bull, Carrefour e Nestlé, a Publicis Brasil adota um modelo híbrido. Segundo Talita Costa, Talent & Business Partner Manager, gerentes e cargos acima vão presencialmente três vezes por semana, enquanto supervisores e demais equipes comparecem duas vezes.

A mudança para o novo escritório ocorreu em julho de 2024. “O espaço foi pensado para refletir nossa identidade. O conceito ‘Lead The Change, Love The Change’ está presente na estrutura e no visual”, afirma Talita.

A sede fica em um bairro com mais áreas verdes e boa infraestrutura de serviços, além de fácil acesso a transporte público. Uma van conecta a estação Campo Belo (Linha Lilás do Metrô) ao prédio da agência.

Os colaboradores relatam que o espaço oferece mais conforto e tem tudo a ver com o estilo de trabalho da agência.

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Talent

Responsável por bordões clássicos da propaganda nacional como “Não é assim uma Brastemp” e “Pergunta lá no Posto Ipiranga”, a Talent faz parte do Publicis Groupe e funciona com três dias presenciais para cargos de gestão e dois dias para os demais.

A sede atual foi escolhida em 2022, na Rua da Consolação, 3140, fugindo dos prédios corporativos tradicionais. O ambiente foi projetado com consultoria especializada e contou com a participação ativa dos colaboradores.

“O espaço é um ponto de encontro para troca de ideias. Temos até uma essência exclusiva, um ‘cheirinho’ desenvolvido especialmente para a agência”, conta Christiane Cardoso, gerente de Talent & Business Partner.

Destaques do espaço incluem uma estante com prêmios e relíquias, como o crachá do fundador Julio Ribeiro e a poltrona da campanha da Brastemp. A agência também realiza eventos como “Conversa na Cozinha”, “Conversa de Bar” e o “Conversa de Saúde”.

“É um espaço moderno, diferente e ao mesmo tempo acolhedor”, resume Christiane.

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WMcCANN

A WMcCANN possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com regime híbrido e presença obrigatória duas vezes por semana.

O espaço paulistano foi projetado em parceria com a Athié Wohnrath, com estrutura “clean desk” e sem lugares fixos — inclusive para a liderança. Salas de reunião, áreas abertas e sistemas automatizados garantem integração, tecnologia e sustentabilidade.

O prédio, o São Paulo Corporate Towers, é certificado LEED® Platinum e considerado um dos mais sustentáveis do mundo.

Em acessibilidade, o espaço inclui piso tátil, mapas e placas em braille. Já no Rio de Janeiro, a agência conta com vista para o Pão de Açúcar e prioriza áreas coletivas. As obras são assinadas por designers brasileiros e o projeto é da mesma Athié Wohnrath.

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AKQA Casa

Com sede em Alto de Pinheiros, a AKQA Casa se destaca não apenas como um estúdio criativo, mas como um verdadeiro hub cultural onde arte, ciência, tecnologia e entretenimento se encontram. O espaço já foi reconhecido internacionalmente com prêmios como o World Architecture Community Awards.

Projetada pelo Estúdio Penha, a arquitetura combina sustentabilidade e acolhimento: painéis solares, reaproveitamento de água da chuva e iluminação de baixo consumo dividem espaço com vegetação, materiais naturais e ambientes que mais lembram uma casa do que um escritório tradicional. O aroma dos quitutes preparados semanalmente por Mazé, colaboradora da casa desde os primeiros dias, completa a atmosfera calorosa.

Desde 2014, o espaço tem papel central na dinâmica criativa da agência, que integra uma rede global presente em 30 países. O trabalho acontece em formato híbrido, com grande flexibilidade no presencial, e o endereço também recebe eventos, palestras e experiências culturais.

Inspirada por referências musicais e artísticas, a AKQA Casa possui um auditório intimista que já recebeu shows de artistas como BK’, Criolo e Emicida — reforçando seu compromisso com a cultura e com a criação de experiências impactantes.

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