LATAM estreia campanha criada integralmente com IA
A nova versão do modelo de inteligência artificial generativa de vídeo do Google, o Veo 3...
A pronúncia de nomes de marcas estrangeiras tem gerado dúvidas frequentes entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Preply, plataforma especializada no ensino de idiomas, palavras estrangeiras causaram…
Adnews
04.09.2024
A pronúncia de nomes de marcas estrangeiras tem gerado dúvidas frequentes entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Preply, plataforma especializada no ensino de idiomas, palavras estrangeiras causaram mais de 6,5 milhões de buscas na internet nos últimos doze meses, à medida que internautas tentavam esclarecer a fonética correta de marcas de e-commerce, moda, eletrônicos, entre outras.
Marcas mais desafiadoras para os brasileiros
No topo da lista de marcas que mais confundem os brasileiros está a Shein (veja tabela abaixo). Conhecida por sua popularidade no setor de importados, a pronúncia correta é “xi-in”, derivada da expressão inglesa “She inside”. Outras marcas como NuBank, Apple e AirBnB também aparecem frequentemente nas buscas por pronúncia, com muitas pessoas “aportuguesando” os nomes.
Marcas de origem inglesa, como Burberry e Budweiser, também são pontos de dúvida. Burberry, muitas vezes pronunciada como “burbéri”, deve ser dita “bôrbeuri”. Já Budweiser, originária de uma cerveja da cidade de Budweis, acaba sendo chamada de “bôduaiser”.
Desafios com marcas de outras línguas
Não são apenas as marcas em inglês que causam confusão. Os nomes franceses também são um desafio, especialmente marcas de luxo e cosméticos. A Sephora, por exemplo, é frequentemente pronunciada como “séfora” no Brasil, embora a pronúncia correta seja “séforá”. Marcas como Louis Vuitton (“Luí Vitón”) e Yves Saint Laurent (“Iv san lôrran”) também entraram na lista das mais buscadas.
Para ajudar a esclarecer as dúvidas, a pesquisa da Preply analisou milhões de buscas online relacionadas a “pronúncia de”, “como se diz” e “como se fala”. Com base nas buscas mais frequentes, a pesquisa destacou as marcas que mais desafiam os brasileiros na pronúncia correta.
Se você ainda está em dúvida sobre como pronunciar algumas dessas marcas, confira a página oficial da pesquisa para ouvir as pronúncias corretas com a ajuda de vídeos explicativos.
Essas são as marcas mais difíceis de se pronunciar, segundo os brasileiros.
Ranking baseado em buscas nacionais na internet nos últimos 12 meses
# | Marca | Volume aprox. de buscas |
---|---|---|
1 | Shein | 47.820 buscas |
2 | Tommy Hilfiger | 43.810 buscas |
3 | Sephora | 25.150 buscas |
4 | AirBnB | 19.430 buscas |
5 | Apple | 18.920 buscas |
6 | Budweiser | 18.690 buscas |
7 | Yves Saint Laurent | 13.540 buscas |
8 | Louis Vuitton | 8.230 buscas |
9 | Burberry | 7.120 buscas |
10 | NuBank | 4.150 buscas |
A nova versão do modelo de inteligência artificial generativa de vídeo do Google, o Veo 3...
A Coca-Cola FEMSA iniciou, em 20 de junho, os testes de uma nova embalagem de papel para entregas, batizada de Coke-bag Delivery. A novidade está sendo avaliada em hamburguerias...
A marca de bebidas Liquid Death anunciou uma ação inusitada com o lançamento da linha “Infinite Ozzy”, uma edição hiperlimitada de chá gelado que traz DNA de Ozzy Osbourne em…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.