PECK celebra 25 anos com dois grandes festivais de música no Rio
Festival de Inverno Rio e 90’s Festival movimentam a Marina da Glória com apoio de grandes marcas e foco em sustentabilidade, acessibilidade e experiências culturais
Com grande pesar, o mercado publicitário e artístico se despede de Asta Gatz Birle, uma das primeiras mulheres a conquistar espaço no universo das agências de publicidade. Asta faleceu na…
Adnews
17.09.2024
Com grande pesar, o mercado publicitário e artístico se despede de Asta Gatz Birle, uma das primeiras mulheres a conquistar espaço no universo das agências de publicidade. Asta faleceu na última quinta-feira, 12 de setembro, aos 86 anos. Natural do Rio Grande do Sul, ela iniciou sua carreira na publicidade em 1957, como letrista na MPM de Porto Alegre, e trabalhou até 1965 ao lado de grandes nomes como Luis Fernando Veríssimo e Mário Quintana. Em um período em que o setor era predominantemente masculino, Asta se destacou por sua criatividade e pioneirismo.
Em 1970, Asta se mudou para São Paulo, onde decidiu seguir carreira nas artes plásticas. Com formações em instituições de renome como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Liceu de Artes e Ofícios e o Museu de Arte Moderna (MAM), ela desenvolveu um estilo vibrante e sensível, utilizando técnicas como aquarela, encáustica e mosaico. Seu trabalho foi exposto em importantes salões no Brasil e no exterior, em países como Canadá, China, Suíça, Holanda e Estados Unidos.
Ao longo de sua trajetória, Asta Gatz Birle conquistou reconhecimento internacional, incluindo a Medalha de Destaque na Exposição Internacional de Artes Brasil–Oriente, em Taipei, China, e a Medalha de Prata no Salão Oficial de Belas Artes em Juiz de Fora, MG. Suas obras fazem parte de coleções particulares em países como Alemanha, França, Itália e Japão.
Aos 86 anos, Asta deixa um legado imensurável para o mercado publicitário e para as artes plásticas. Ela é lembrada por sua coragem, talento e contribuição pioneira. Asta deixa dois filhos e uma rede de amigos e admiradores que sempre valorizaram sua obra e sua força.
Festival de Inverno Rio e 90’s Festival movimentam a Marina da Glória com apoio de grandes marcas e foco em sustentabilidade, acessibilidade e experiências culturais
Marca amplia portfólio com produtos voltados para mobilidade e armazenamento, com foco em soluções térmicas para quem deseja manter a temperatura ideal durante os deslocamentos
A Betano visa fazer a propaganda de apostas esportivas incentivando o jogo responsável
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.