Banimento do TikTok nos EUA afeta criadores

Os Estados Unidos estão se preparando para um possível banimento do TikTok, com a data limite definida para 19 de janeiro de 2025. A rede conta com mais de 150…

Adnews

17.01.2025

Banimento do TikTok nos EUA afeta criadores

Os Estados Unidos estão se preparando para um possível banimento do TikTok, com a data limite definida para 19 de janeiro de 2025. A rede conta com mais de 150 milhões de usuários nos EUA e se tornou um ponto central de discussões políticas e jurídicas, com o governo argumentando que o app apresenta riscos à segurança nacional, por ser controlado pela empresa chinesa ByteDance.

De acordo com informações da CNN, a Suprema Corte dos EUA está prestes a decidir sobre a constitucionalidade de uma lei que obriga a separação do TikTok de sua matriz chinesa ou, caso isso não aconteça, resultará em um banimento iminente da plataforma.

Caso a lei entre em vigor, o impacto seria sentido especialmente pelos criadores de conteúdo, como Joanne Molinaro (@TheKoreanVegan) e Eli Rallo, que construíram suas carreiras em torno do TikTok. Molinaro, que deixou a advocacia para se dedicar ao app, já experimenta perdas financeiras significativas devido à incerteza sobre o futuro do TikTok. Ela relatou uma redução de 30% nos seus ganhos com patrocinadores após a assinatura da lei que pode forçar o app a ser banido. Rallo, por sua vez, também expressou preocupações sobre o impacto de uma possível proibição, uma vez que a maior parte de sua receita vem do TikTok.

Ainda segundo a CNN, o impacto não se limita apenas aos criadores de conteúdo. Pequenos negócios que utilizam o TikTok para promover seus produtos também enfrentam grandes perdas. O TikTok estima que mais de 7 milhões de pequenas empresas nos EUA perderiam até US$ 1 bilhão em receita com a proibição do app. Já os criadores de conteúdo, como Rallo, poderiam perder cerca de US$ 300 milhões em ganhos mensais.

A CNN também destaca que, caso o TikTok seja banido, plataformas concorrentes como YouTube, Instagram e Facebook poderiam se beneficiar do vácuo deixado pelo app. No entanto, para muitos influenciadores, a migração para outras plataformas não é simples, já que o algoritmo e o formato de conteúdo variam entre os aplicativos, o que exige adaptação por parte dos criadores de conteúdo.

De acordo com Jess Maddox, professora da Universidade do Alabama, a perda do TikTok seria “catastrófica” para os criadores e pequenas empresas que dependem da plataforma. Ela ressalta que, embora muitos influenciadores possam se adaptar, o processo não será fácil e trará um impacto financeiro considerável, especialmente para aqueles que dependem do TikTok para a maior parte de sua receita.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental