Barbie homenageia professora brasileira no Dia da Mulher

Idealizadora de um canal inclusivo no YouTube, Doani Emanuela se torna uma boneca Barbie ao lado de outras 11 mulheres

Adnews

09.03.2022

Barbie homenageia professora brasileira no Dia da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, a marca Barbie anuncia uma homenagem global a 12 mulheres empreendedoras que quebraram barreiras e hoje são fontes de inspiração e exemplo para as futuras gerações, com o objetivo de lembrar às meninas que elas podem ser o que elas quiserem, destacando suas lideranças em seus respectivos setores de tecnologia, bem-estar, STEM e educação.

No Brasil, a professora Doani Emanuela Bertan foi a escolhida e entra em 2022 para o seleto grupo do projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models, em inglês), sendo presenteada por uma boneca única e feita à semelhança. Idealizadora do canal inclusivo ‘Sala 8’, desde 2017 no YouTube, a paulista foi reconhecida em 2020 como uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Prêmio Global Teacher Prize.

Boneca de Doani Emanuela Bertan
Imagem: Divulgação/Mattel

Além da Doani, as outras homenageadas neste ano são: 

-Shonda Rhimes (Estados Unidos), fundadora da American Television Production Company Shondaland;

-Ari Horie (Estados Unidos/Japão), fundadora e CEO da Women’s Startup Lab e Women’s Startup Lab Impact Foundation;

-Pat McGrath (Reino Unido), maquiadora e fundadora do Pat McGrath Labs;

-Melissa Sariffodeen (Canadá), CEO e cofundadora do Canadá Learning Code e Ladies Learning Code;

-Adriana Azuara (México), fundadora da All4Spas; Jane Martino (Austrália), presidente e cofundadora da Smiling Mind; Lan Yu (China), estilista de Moda;

-Butet Manurung (Indonésia), fundadora e Diretora da SOKOLA;

-Sonia Peronaci (Itália), fundadora do site de comida italiana ‘GialloZafferano’;

-Tijen Onaran (Alemanha), CEO e fundadora da Global Digital Women e cofundadora da ACI Diversity Consulting;

-Lena Mahfouf (França), criadora digital, cinegrafista e autora de ‘Always More’.

“Sabemos que as crianças são inspiradas pelo que veem ao seu redor e é por isso que é tão importante que elas se vejam refletidas em modelos que superaram obstáculos e se tornaram as mulheres corajosas que são hoje”, diz Lisa McKnight, vice-presidente sênior e chefe global de Barbie e bonecas da Mattel.

Para Doani Emanuela, “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é algo imensurável, de uma emoção que transborda. É a minha história enquanto criança e como mulher. Minha mãe me criou para seguir meus sonhos”, fala ela, que além de manter o canal online com abordagem de ensino bilíngue, também ministra aulas para alunos surdos e ouvintes no interior de São Paulo. “Tenho certeza de que Barbie foi responsável por quebrar paradigmas na infância de muita gente, incluindo na minha, pois enquanto a sociedade dizia o contrário, a boneca mostrava que era possível uma mulher ter seu próprio carro, sua casa, sua profissão”, conclui a professora.

Em todo o mundo, as mulheres continuam sub-representadas em cargos de liderança de acordo com a pesquisa do Laboratório de Desenvolvimento Cognitivo da NYU liderada pelo professor de psicologia, Dr. Andrei Cimpian, e pela professora assistente de psicologia, Dra. Andrea Vial, cuja pós-graduação de doutorado foi financiada pela Mattel.

Os professores descobriram que meninas de 5 a 10 anos são menos propensas a assumirem cargos de liderança ou comandarem uma atividade em grupo e também analisaram a reação da criança ao assumir mais responsabilidade. Os pesquisadores descobriram também que, quando expostos a modelos femininos, meninas — e meninos — são mais propensos a se voluntariarem a liderar uma atividade em grupo.

Assim, por meio de uma campanha multifacetada, Barbie tem apoiado mulheres empreendedoras e está cada vez mais comprometida em ajudar a reforçar o potencial ilimitado de crianças de todo o mundo a partir de ações voltadas à educação e habilidades de liderança. A iniciativa da Mattel se iniciou a partir da pesquisa ‘Dream Gap’, de 2018, que mostrou que a partir dos cinco anos de idade as meninas começam a duvidar de seu potencial e perdem a confiança em sua própria competência.

Criada em 1959 e hoje com mais de 200 profissões, Barbie busca inspirar as futuras gerações e mostrar que elas podem ser tudo que quiserem. Por meio de diversidade e inclusão, a marca mostra às crianças que com esforço, dedicação e perseverança é possível realizar seus sonhos e tudo o que elas se propuserem a fazer. 

A boneca continua a instigar as crianças no Brasil e no mundo e, por meio de diversas ações, incentiva que elas se sintam inspiradas e empoderadas, pois sonhar com o que querem ser é apenas o começo.

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