Campanha expõe os perigos das redes sociais

Em ‘A Message from Ella’, a Deutsche Telekom mostra o poder da tecnologia, os riscos do compartilhamento excessivo e a importância do tratamento responsável de dados na era digital.

Adnews

27.07.2023

Campanha expõe os perigos das redes sociais

Você conhece os perigos em dividir informações nas redes sociais, e como isso pode impactar o futuro da sua família? Se ainda não parou para pensar sobre isso, melhor ler essa matéria agora.

Em um cenário digital em constante evolução, é crucial entender os potenciais riscos associados ao compartilhamento de informações e experiências pessoais nas plataformas de mídia social, seja documentando férias, casamentos ou até mesmo o nascimento de um filho. Uma vez postadas online, elas se tornam acessíveis a qualquer pessoa, sem quaisquer restrições.

Para esclarecer essa questão, a Deutsche Telekom, maior companhia de telecomunicações da Alemanha e da União Europeia, criou um anúncio impactante que utiliza inteligência artificial para manipular a imagem de uma criança, mostrando como ela pode parecer no futuro. A campanha, intitulada ‘A Message from Ella’, apresenta uma versão deepfake sofisticada de Ella, atualmente uma criança, imitando de forma convincente o movimento e a fala humanos, o que deixa seus pais surpresos quando encontram a filha projetada na tela do cinema.

“A Telekom fornece a melhor e mais segura infraestrutura de rede, mas além de acessar essa rede, também devemos nos equipar com o conhecimento e as ferramentas necessárias para garantir o gerenciamento seguro e responsável de nossos dados na internet. À medida que o campo da inteligência artificial avança, ele apresenta oportunidades e riscos. Neste anúncio, permitimos que a IA nos alerte sobre suas próprias capacidades, enfatizando simultaneamente nosso fascínio e admiração pela ferramenta. Devemos aprender a navegar em ambos os aspectos com prudência”, comenta Uli Klenke, Chief Brand Officer (CBO) da companhia.

As cenas são perturbadoras e mostram usos maliciosos da tecnologia, que teriam sido obtidos a partir dos registros públicos da menina de apenas 9 anos. Em meio à possibilidade de roubo de identidade e fraudes financeiras, incluindo golpes contra os próprios pais a partir da manipulação da voz da filha, também estão vexames públicos que podem envolver o compartilhamento das imagens como memes, levando a bullying e ofensas pessoais.

Assista ao filme completo da campanha abaixo para conferir o recado que a Ella adolescente deu aos pais sobre o compartilhamento de suas fotos nas redes sociais.

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental