Cannes Lions terá categoria dedicada ao humor na publicidade em 2024

Anúncio ocorreu em novembro do ano passado, seguindo apelo do CEO Andrew Robertson.

Adnews

09.01.2024

Cannes Lions terá categoria dedicada ao humor na publicidade em 2024

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes, popularmente conhecido como Cannes Lions, surpreendeu o mundo da publicidade ao anunciar a inclusão de uma nova categoria dedicada ao humor em sua premiação de 2024. O anúncio, que ocorreu em novembro do ano passado no site do festival, diz que “os trabalhos inscritos nesta categoria devem usar humor e sátira para proporcionar diversão e criar conexões memoráveis ​​e que induzam o público ao riso”.

A iniciativa surgiu após um discurso impactante de Andrew Robertson, CEO agência da BBDO Worldwide, de propriedade da Omnicom, durante o Cannes Lions de 2023, onde ele encorajou os profissionais de marketing a retomarem o uso do humor. De acordo com o executivo, “fazer as pessoas rirem pode ser uma poderosa ferramenta para tornar o mundo um lugar melhor”.

O ressurgimento do humor na publicidade é notável, considerando o declínio constante observado nos últimos anos. Pesquisas da Kantar indicam que o uso de humor na publicidade diminuiu consistentemente desde 2002, com quedas significativas durante crises como a financeira de 2008 e a pandemia de Covid-19, em 2020.

No entanto, dados do Cannes Lions 2023 revelam uma mudança de cenário, onde 52% dos vencedores da categoria Filme foram intencionalmente engraçados, representando um impressionante aumento de 43% em relação a 2022. O Grande Prêmio foi concedido ao provocativo ‘RIP, Leon’ da Apple, uma abordagem atrevida sobre o cuidado de animais de estimação.

Os dados sugerem, em grande parte, que o humor funciona. De acordo com uma pesquisa da Oracle, 90% dos consumidores dizem que é mais provável que se lembrem de um anúncio engraçado e 72% escolheriam uma marca humorística em vez da concorrência. Descobertas semelhantes foram vistas por pesquisas da Kantar e System1.

Mas, o retorno do humor na publicidade não é apenas uma tendência para o consumidor, já que o setor B2B também está adotando o riso em suas estratégias de marketing. Marcas como Workday e LinkedIn estão obtendo sucesso com campanhas humorísticas que desafiam suposições e se conectam com audiências mais amplas.

O Festival Cannes Lions 2024 promete ser palco de uma revolução do riso, onde agências e marcas buscarão conquistar os corações do público através da comédia, reforçando a ideia de que, mesmo em tempos desafiadores, o humor continua sendo uma poderosa ferramenta de conexão e engajamento.

* Com informações do The Drum | Foto de capa: Tomás Arthuzzi

 

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