A Claybom, primeira margarina produzida no Brasil, lançou uma campanha para marcar seu 75º aniversário, criada em parceria com a Africa Creative. Com o mote “Fazer parte da história do Brasil é mais que bom”, a ação resgata a estética publicitária dos anos 1950, época de criação da marca, e aposta em uma estratégia de comunicação baseada em retail media, com foco em plataformas e canais de varejo.
As tradicionais Meninas Nhac — Clay, Yala, Bya, Bo e Moa — aparecem em versões retrô nas peças e displays instalados em pontos de venda, reforçando atributos do produto e a história da marca.
Segundo Aline Alexandrino, gerente executiva de Marketing de Spreads da BRF, “celebrar os 75 anos de Claybom é uma forma de homenagear os laços que construímos com as famílias brasileiras ao longo de gerações e reiterar nosso compromisso de continuar a fortalecer esse vínculo”.
A campanha também inclui o lançamento de uma embalagem comemorativa da Claybom Cremosa com Sal, disponível em versões de 500g e 1kg. A novidade integra a estratégia de ampliar a presença da marca nos pontos de venda. “Os pontos de vendas são peças-chave da jornada do consumidor. Ampliar a nossa comunicação nesses canais é fundamental para fortalecermos a lembrança de marca e impulsionar vendas justamente durante momentos de escolha de compra”, afirma Aline.
De acordo com Ana Kuroki, CSO da Africa Creative, a proposta foi “traduzir o legado da marca em uma estética marcante que remete à infância e representa a força e trajetória da marca”, unindo passado, presente e futuro.
O portfólio atual da Claybom inclui as versões Cremosa (com ou sem sal), Sabor Manteiga com Sal — ambas em embalagens de 250g, 500g e 1kg — e Claybom 14kg, em formato balde, voltado para uso profissional. Todos os produtos levam creme de leite na composição.