Com 200M, LaLiga se torna líder global em estratégia digital

A competição espanhola está presente em redes sociais de todo o mundo, com 16 perfis em plataformas, e cresceu 40,8 milhões de seguidores na última temporada.

Adnews

03.07.2023

Com 200M, LaLiga se torna líder global em estratégia digital

Encerrando uma temporada com crescimento médio de cerca de 1,4 milhão de seguidores por semana, LaLiga atingiu um novo marco em sua estratégia digital, ultrapassando 200 milhões de seguidores nos 16 perfis que mantém nas plataformas digitais. Em comparação com outras ligas importantes, essa conquista posiciona a primeira divisão da liga espanhola de futebol profissional como a principal competição, em termos de número de seguidores.

Com um ecossistema digital que cresceu 40,8 milhões de seguidores ao longo da campanha, LaLiga é, agora, a liga europeia mais popular nas redes sociais. Em segundo lugar está a Premier League, com 192,1 milhões de seguidores (um aumento de 33,1 milhões nesta última temporada), seguida pela Bundesliga, com 38,4 milhões de seguidores (um aumento de 5,8 milhões) em terceiro lugar.

Em quarto lugar, a Ligue 1 aparece com 31,5 milhões de seguidores (um aumento de 9,8 milhões) e a Serie A vem em quinto lugar, com 28,6 milhões de seguidores (um aumento de 5,9 milhões).

Com 200M, LaLiga se torna líder global em estratégia digital
LaLiga é a liga europeia com maior crescimento digital. (Foto: Divulgação/LaLiga)

Atualmente, LaLiga possui 16 perfis em plataformas, incluindo 12 no Twitter, 3 online (contando sites), 2 no Instagram, 2 no TikTok e 2 no Facebook, além de estar disponível em 20 idiomas. Alguns desses perfis são dedicados a mercados-alvo, como China (Weibo, Toutiao, WeChat e Bili Bili), Tailândia, Japão e Indonésia (Line). Além disso, a capacidade da LaLiga de atrair fãs jovens é de particular importância, pois os perfis que mais cresceram nos últimos anos são aqueles com menor idade média, como é o caso do TikTok.

“Este é um marco verdadeiro para LaLiga, pois somos a primeira liga de futebol a atingir esse número. Essa conquista faz parte de um compromisso de longa data em aprimorar o nosso ecossistema digital, um objetivo que ajuda a impactar e captar novas audiências, acelerar o crescimento e gerar negócios. Ênfase na estratégia criativa e conteúdo envolvente, adaptado às tendências digitais, são os impulsionadores desse sucesso. Adaptar o conteúdo a diferentes formatos, países e demografias também é fundamental para alcançar um público cada vez maior”, explica Alfredo Bermejo, diretor de Estratégia Digital da liga espanhola.

Alinhada com essa abordagem, LaLiga implementou o Plano LaLiga Impulso para apoiar o crescimento digital de seus clubes, que obteve resultados excelentes. Com isso, o número de seguidores dos clubes disparou, aumentando nove vezes desde o início da temporada, refletindo as mudanças rigorosas implementadas pelos clubes em seus ambientes digitais e o compartilhamento frequente de melhores práticas.

Observe alguns marcos importantes da estratégia da liga espanhola e inspire-se:

  • A estratégia digital foi lançada após a chegada de Javier Tebas à presidência da LaLiga, em 2013;
  • LaLiga cresceu rapidamente para 6,3 milhões de seguidores durante a temporada 2014/15;
  • Em 2015, LaLiga abriu sua primeira conta internacional, na rede social chinesa Weibo;
  • LaLiga foi a primeira competição europeia de futebol a transmitir suas partidas no Facebook, em um acordo inovador de três temporadas que começou em 2018/19. As partidas foram transmitidas na Índia, Afeganistão, Butão, Maldivas, Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão e Nepal;
  • Em 2019, LaLiga estabeleceu contas dedicadas ao patrocínio do Banco Santander;
  • O primeiro marco importante, de 100 milhões de seguidores nas redes sociais, foi alcançado em janeiro de 2020 e dobrou nos três anos seguintes;
  • LaLiga foi a primeira liga a criar um perfil na Twitch;
  • LaLiga também foi a primeira liga europeia a lançar um programa no TikTok, chamado de ‘Play LaLiga’.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental