Com novos recursos e designs, atualizações da Apple já estão disponíveis no Brasil
As atualizações para iPhones, iPads e smartwatches são gratuitas; confira as novidades.
Adnews
19.09.2023

Atenção, fãs da maçã: eles estão entre nós. Nesta segunda-feira (18), a Apple lançou atualizações de software para iPhones, iPads e smartwatches, adicionando novos recursos e designs para os dispositivos compatíveis. E os tão esperados iOS 17, iPadOS 17 e watchOS 10 trouxeram várias novidades! Anunciados na conferência de desenvolvedores da empresa, em junho deste ano, os novos sistemas adicionam um teclado melhorado com correção automática, novos modos de espera, pôsteres de contato, maior personalização e a maior reformulação da interface do Apple Watch desde que foi lançado.
Os downloads para atualizaç ões do iOS, iPadOS e watchOS já estão disponíveis no Brasil para os dispositivos elegíveis. No caso dos iPhones, receberão a atualização os smartphones lançados a partir do iPhone XS, de 2018. Nos tablets, do iPad Pro 10.5in 2017 ou iPad 2018 (6ª geração) em diante podem instalar o iPadOS 17, e todos os Apple Watches da Série 4 de 2018 para frente podem instalar o watchOS 10.
Para realizar a atualização, basta abrir o aplicativo ‘Ajustes’ em um iPhone ou iPad e navegar até ‘Geral > Atualização de Software’. Clique em ‘Instalar’ e aguarde o sistema ser baixado e instalado automaticamente. Também é possível instalar a atualização através de um Mac ou iTunes em um computador Windows.
Já o WatchOS 10 requer um iPhone XS ou posterior para executar o iOS 17 primeiro. Em seguida, basta abrir o aplicativo ‘Watch’ no telefone e navegar até ‘Geral > Atualização de software’ para iniciar a instalação. É preciso colocar o smartwatch no carregador para concluir a atualização. Todas as atualizações da Apple são gratuitas.
Agora, vamos ao que interessa. Trouxemos um guia repleto de novidades que os sistemas vão implementar nos dispositivos. Confira as atualizações:
iOS 17
• Correção automática de teclado aprimorada
O teclado da Apple finalmente aprenderá com as correções manuais, o que deve banir os erros de digitação. Será possível reverter o texto corrigido tocando nas palavras sublinhadas, quando estiver errado. O teclado também poderá prever e completar frases enquanto você digita, semelhante ao recurso do Gmail, do Google.
• Pôsteres de contato, mensagens de vídeo e correio de voz ao vivo
Os pôsteres de contato incluem foto, texto e cores personalizáveis, que aparecem nos telefones dos destinatários e no aplicativo de contatos quando você faz uma chamada, permitindo que você escolha sua aparência ao entrar em contato com outras pessoas. Já o NameDrop permite compartilhar suas informações de contato com outro iPhone ou Apple Watch apenas aproximando os aparelhos e escolhendo o que enviar. O mesmo processo de proximidade também funciona para outras interações de compartilhamento de arquivos AirDrop.
Disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos e Canadá, o aplicativo de telefone agora pode transcrever automaticamente mensagens de correio de voz em tempo real, para que você possa ver quem está ligando e do que se trata antes de atender a chamada. O recurso é útil para evitar chamadas de spam.
No FaceTime, agora é possível deixar mensagens de voz com vídeo se o destinatário não estiver disponível. As videochamadas também podem ser feitas em uma TV, usando uma caixa de Apple TV e uma câmera de iPhone ou iPad, enquanto reações animadas podem ser acionadas com gestos manuais, como polegares para cima.

Atualização permite escolher sua aparência ao entrar em contato com outras pessoas. (Foto: Reprodução/Apple)
• Modo Standby, apenas com Siri e Apple Maps offline
O novo modo Standby pode transformar o iPhone em um pequeno display inteligente quando ele é virado em paisagem durante o carregamento, mostrando a hora, widgets, fotos e outras informações rapidamente, incluindo interações com a Siri. Uma nova opção elimina o “ei” de “ei Siri” ao chamar o assistente de voz da Apple, que agora pode lidar com solicitações consecutivas sem ter que dizer Siri todas as vezes também. Particularmente, a gente amou essas duas novidades!
Também será possível salvar áreas de um mapa no aplicativo Apple Maps para acesso offline, incluindo rotas, horários de funcionamento e outras informações, correspondendo ao recurso popular de longa data do Google Maps.
O navegador Safari, da Apple, agora tem perfis, alcançando rivais como Chrome e Firefox. Eles permitem que você tenha um conjunto diferente de marcadores, configurações, sites e cookies, como um para trabalho e outro para casa.
• Check-in
Check-in é um novo recurso de segurança que permite compartilhar sua localização com amigos e familiares. O sistema detecta automaticamente quando você chega em casa e avisa. Se perceber que você está atrasado, ele poderá enviar informações ao seu contato, como localização, duração da bateria e outras informações, para que eles possam ajudar. Super legal e importante, né?
iPadOS 17
Os tablets da Apple ganham a maioria dos novos recursos do iOS 17 com algumas adições apenas para dispositivos de telas maiores.
• Personalize a tela de bloqueio com widgets
A Apple adicionou ampla personalização às telas de bloqueio do iPhone no ano passado com o iOS 16, que agora chegam ao iPad. Os usuários podem adicionar widgets, usar papel de parede animado, alterar o tipo de letra e outras opções, enquanto atividades ao vivo, como rastreamento de voos e outros eventos em tempo real passam a ser exibidas na tela de bloqueio.
