FÓRMULA SEGURA PARA CONTRATAR FREELANCERS E FORNECEDORES NA PUBLICIDADE
Especialista alerta que prática comum em agências de publicidade pode gerar passivos se não houver autonomia real do prestador
*Por Victor Magalhães – Digital Operations Director na Cadastra, empresa pioneira em serviços digitais em comunicação, tecnologia e dados no Brasil Uma pesquisa realizada pela Birdie apontou, em 2018, que…
Adnews
01.11.2021
Uma pesquisa realizada pela Birdie apontou, em 2018, que 80% dos consumidores desistiam do e-commerce por falta de descrição do produto. Após três anos, ainda fico surpreso com a falta de conteúdo para apoiar a decisão de compra dos consumidores.
Sabemos que o conteúdo é importante para o processo de compra, mas o que mais podemos extrair de inteligência nesse contato? Como a interação do nosso consumidor na página de produto pode ajudar a maximizar os nossos resultados de canais de marketing: Mídia, SEO e CRM?
Quando falamos sobre conteúdo de produto, é necessário seguir a inteligência de SEO para a produção, compreensão de palavras-chave e dúvidas que os consumidores têm e, claro, oferecer uma página de produto que atenda ao que chamamos de “A tríade do conteúdo otimizado”:
É a visão da nossa marca sobre aquele produto ou serviço e como ele pode transformar o nosso cliente em um “super usuário”. O paralelo aqui é pensarmos como o nosso querido Super Mario: os produtos que ele consome ao longo dos jogos permitem a ele se tornar ainda mais único.
Aqui, ter uma boa quantidade de conteúdo descritivo é extremamente importante, pois é o que deve tornar em um conteúdo único e adaptado ao nosso tom e linguagem.
Este exemplo da Sallve é simplesmente fantástico. A descrição do produto segue o conceito 5W2H (What, Why, Who, Where, When, How, How Much) que é fascinante, mas pensar em conteúdos que atendam às 4 etapas do funil de compras também é um ótimo caminho.
Responda essas sete perguntas, através de conteúdo textual, com imagens de alta qualidade, exemplos de aplicação, vídeos e Gifs. Podem ser mais de 3.000 palavras, o que costuma gerar bons rankings.
Outro ótimo ponto é produzir vídeos exclusivos para os produtos de curva A, aqui o destaque para o exemplo da Kabum, na página do seu Aspirador de Pó Robô. Vídeos aumentam as conversões na página de produto em até 35% de acordo com um estudo da Wistia.
A informação técnica do produto é necessária para responder a pontos específicos como compatibilidade e requisitos. Aqui, o bom exemplo é como o pessoal da Pichau disponibiliza esses dados. Bem agrupados e de fácil leitura, vale dizer também que o Google não “enxerga” o seu site de uma forma negativa por apresentar esta informação que existem em outros sites, pois ele sabe que essas informações são requisitos.
Aqui, deve-se estimular os clientes que já compraram o nosso produto deixem comentários ou, ainda, tirem dúvidas sobre o produto.
Novamente, o ótimo exemplo é a página de produto da Sallve, com mais de 13 mil resenhas sobre o antioxidante.
Criar um destaque com os principais comentários sobre o produto gera mais confiança por parte do cliente e, por consequência, aumenta a taxa de conversão.
Além disso, permitir o envio de imagens ou integração com instagram também são diferenciais.
Ao produzirmos o nosso conteúdo de produto para atender às 4 etapas do funil (awareness, consideration, decision e buy) devemos mensurar o processo interativo do nosso consumidor e marcá-lo para adaptar a mensagem nos canais de Remarketing e CRM.
Um cliente interage com uma página de um smartphone Samsung Galaxy A52, no bloco de conteúdo ou nas imagens relacionadas à qualidade da bateria desse modelo. Pouco tempo depois, é impactado com um e-mail informacional, comparando o tempo de vida da bateria desse celular com modelos anteriores ou mesmo smartphones de outros fabricantes.
Um usuário que interage com as fotos, desce até o final da tela ou passa determinado tempo na página de produto pode ter uma propensão maior de compra e, com isso, ter a sua frequência de (re) impacto, por canais de (re) marketing, aumentada.
Especialista alerta que prática comum em agências de publicidade pode gerar passivos se não houver autonomia real do prestador
Arquitetura baseada em microsserviços acelera inovação e personalização de serviços financeiros para pequenas e médias empresas
Companions, IAs com personalidade própria, prometem revolucionar a relação entre marcas e consumidores