Comunicação de causas no cenário de polarização

Se você trabalha na área de Comunicação de uma instituição do Terceiro Setor, tenho certeza que compartilhamos desafios bem parecidos: orçamentos enxutos, equipes reduzidas e barreiras cada vez maiores para…

Adnews

17.02.2022

Comunicação de causas no cenário de polarização

Se você trabalha na área de Comunicação de uma instituição do Terceiro Setor, tenho certeza que compartilhamos desafios bem parecidos: orçamentos enxutos, equipes reduzidas e barreiras cada vez maiores para arrecadar recursos. E ainda assim precisamos engajar colaboradores, voluntários, beneficiários e influenciadores, de forma que a causa pela qual lutamos esteja sempre em evidência. A transformação digital trouxe ferramentas poderosas de aproximação e disseminação do nosso trabalho, mas também tem provocado problemas sérios de fragmentação e polarização da sociedade.

Como sociedade global, testemunhamos crises econômicas, ambientais e sociais. Em muitos países os cidadãos dão sinais de que desconfiam das instituições, sejam as do próprio Estado ou aquelas de mediação entre a sociedade e o Estado – como as entidades do Terceiro Setor. Mas como a criação de verdadeiros muros para o diálogo afetam o dia a dia da comunicação?  

Se os extremos estão empenhados em enxergar apenas um lado do mundo, não há espaço para diálogo. Causas ligadas à construção de uma sociedade mais democrática, justa e ambientalmente sustentável acabam sendo ofuscadas pelo discurso do “nós contra eles”. Por fim, a jornada de comunicação abraça as mesmas pessoas, o que afeta diretamente a forma como deveríamos nos relacionar com a sociedade.

O protagonismo da comunicação

O estudo Fluxo das Causas, do Instituto Arapyaú e fundações parceiras explica a Comunicação de Causa como “todos esforços para colocar um tema na agenda da sociedade, mobilizar os convertidos, conquistar os indiferentes e influenciar os tomadores de decisão com o objetivo de mudar a realidade social, cultural, econômica e ambiental por meio da sensibilização do público e de mudanças nas políticas públicas”. A área de comunicação deve ser protagonista em todas as organizações do Terceiro Setor exatamente por promover mudanças sociais. Mas esse é um processo lento, que envolve ciclos de escuta, aprendizado e compartilhamento – prestar atenção no que está acontecendo ao redor, digerir o que se captou e propor mudanças.

Construção de pontes e de diálogos

Ética na IA: personalização sem invadir a privacidade | GPT-5: o dia em que a IA finalmente fez o básico bem feito | Kantar aponta que 75% do impacto da marca vem de experiências e não de mídia paga | Bootcamp ensina líderes a criar agentes de inteligência artificial sem depender de equipes técnicas | Portal Adnews celebra 25 anos com nova direção e novos projetos | CICLOPE 2025 terá nove brasileiros no júri e reforço da FilmBrazil | Amstel ativa bares e supermercados durante Libertadores