Curta retrata adoção por casal gay de bebê achado no metrô de NY

O curta-metragem de animação 18 Months, lançado pela ONG norte-americana Second Nurture, conta a história real do bebê encontrado em uma estação de metrô de Nova York há 25 anos….

Adnews

11.06.2025

Curta retrata adoção por casal gay de bebê achado no metrô de NY

O curta-metragem de animação 18 Months, lançado pela ONG norte-americana Second Nurture, conta a história real do bebê encontrado em uma estação de metrô de Nova York há 25 anos. O filme resgata a trajetória de Danny Stewart e Pete Mercurio, casal que adotou a criança, e estreia como parte das celebrações do Mês do Orgulho LGBT+ e do Dia dos Pais, comemorado em 15 de junho em diversos países.

Produzido pela agência Klick Health, com animação do estúdio brasileiro Zombie Studio e trilha sonora da Jamute, o curta de seis minutos reimagina a jornada do casal como uma metáfora para a gestação. A narrativa associa os marcos da gravidez aos desafios legais, sociais e pessoais enfrentados por Stewart e Mercurio até a adoção definitiva do filho Kevin.

Combinando stop-motion, animação 2D, CGI e cenários criados a partir de páginas de livros de gravidez, o filme apresenta ainda trechos de reportagens da época e fotos de família. A trilha é uma reinterpretação da canção A Thousand Years, de Christina Perri, gravada como um dueto.

“‘18 Months’ é mais do que apenas nossa história – é um desafio à maneira como o mundo vê a adoção”, afirmou Danny Stewart, assistente social e membro da diretoria da Second Nurture. Pete Mercurio, seu marido há 13 anos, complementa: “A jornada de cada família é única. E o amor é o que faz uma família”.

Susan Silverman, fundadora e diretora executiva da Second Nurture, afirmou: “Como Kevin, todas as crianças merecem lares amorosos e um profundo senso de pertencimento. Esperamos que o filme inspire mais pessoas a apoiar famílias adotivas e de acolhimento de todas as formas possíveis”.

A direção de arte do filme utiliza páginas rasgadas de obras como Expectant Motherhood, de Eastman (década de 1950), para criticar o conceito tradicional de família. “Estamos transmitindo uma definição mais inclusiva e moderna de família”, disse Andrea Bistany, diretora de criação da Klick Health. A diretora do Group Creative e cocriadora do filme, Amy Fortunato, acrescentou: “Há uma crença persistente de que as famílias biológicas são as únicas famílias ‘reais’, portanto, quanto mais desafiamos isso, mais capacitamos as famílias a se formarem em todas as suas formas belas e variadas”.

O filme está disponível em 18monthsfilm.com.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24