Dia contra a LGBTFobia: Smirnoff Brasil lança #MulheresRevolucionárias

Projeto fotográfico celebra a diversidade e ilumina o 17 de Maio como importante marco na luta por direitos, em comunicação criada pelo hub [ EM BRANCO ]

Adnews

17.05.2021

Dia contra a LGBTFobia: Smirnoff Brasil lança #MulheresRevolucionárias

Referência simbólica da luta pelos direitos LGBTQIA+, o dia 17 de maio é lembrado por Smirnoff Brasil por meio do projeto #MulheresRevolucionárias. A data marca o Dia Internacional contra a LGBTfobia: há 30 anos, a homossexualidade foi retirada da lista de Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Smirnoff é uma marca democrática, diversa e inclusiva. Smirnoff é para todos. Entendemos que a força da marca nº 1 de vodka no Brasil deve ser usada para mover a agenda de diversidade e inclusão do país, provocando impacto positivo na sociedade. Estamos comprometidos com essa agenda não só na perspectiva das ações públicas, mas também da porta para dentro, em aprendizados diários. Somos um time diverso e empenhado em viver e promover a diversidade e inclusão, todos os dias, em todos os projetos, em todas as campanhas”, diz Mariana Assis, head de marketing de Smirnoff no Brasil.

Luciana Branco, à frente da [ EM BRANCO ], escritório de relações públicas da marca, fala do recorte escolhido pelo projeto #MulheresRevolucionárias. “Para as fotos, montamos um casting com mulheres lésbicas, bissexuais e que expressam o imaginário feminino de maneira geral. Escolhemos esse foco por acreditar que dentro do movimento LGBTQIA+ as mulheres ainda precisem de mais visibilidade”, pontua.

A sigla LGBTQIA+ contempla pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo e Assexuais. O “+” se refere a outros grupos e variações de sexualidade e gênero: aqui são incluídos os pansexuais, por exemplo, que sentem atração por todos os gêneros.

Como parte das ações previstas para o 17 de Maio, Smirnoff também convida as pessoas LGBTQIA+ a fazer uma grande onda de autorretratos, postando selfies e marcando @Smirnoffbr no Instagram. As imagens serão divulgadas na página da marca. Para ajudar os participantes, a fotógrafa Julia Rodrigues preparou um tutorial com dicas para a criação de autorretratos. Confira alguns dos retratos:

“É uma chamada pra que a gente inunde as redes com cenas de amor-próprio, de afeto entre pessoas. Convidamos vocês, mulheres e demais integrantes da comunidade LGBTQIA+, a enviarem suas selfies. Tem o olhar do outro sobre a gente e o nosso próprio olhar, que diz tanto sobre nós mesmos. O que faz você se sentir revolucionário, revolucionária? Conta pra gente? Acreditamos muito na força da imagem pra combater o preconceito com liberdade e beleza”, convoca Julia.

Contexto #MulheresRevolucionárias

Relatório divulgado no ano passado pelo Grupo Gay da Bahia informa que 329 LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil, em 2019. Foram 297 homicídios e 32 suicídios – isso equivale a 1 morte a cada 26 horas. É importante lembrar a subnotificação e ausência de dados governamentais.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a crise global causada pelo novo coronavírus “está exacerbando as dificuldades da população LGBTQIA+, que muitas vezes encontra discriminação e estigmatização ao buscar serviços de saúde, e é mais vulnerável à violência e outras violações dos direitos humanos”.

ENSAIO #MULHERES REVOLUCIONÁRIAS

Fotografias: Júlia Rodrigues

Participantes:

Márcia Pantera

Ana Maria Domingues

Carmem de Almeida

Thaís Gasparini

Thaís Barcelos

Aíla

Roberta Carvalho

Luana Hansen

Glaucia Figueiredo

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental