Cibersegurança Criativa: proteger a reputação na era dos deepfakes
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
A especialização que mais cresceu foi o marketing digital.
Adnews
08.05.2024
No dia 8 de maio é celebrado o Dia do Profissional de Marketing. A profissão tem como um de seus focos principais a geração de valor sobre um produto, serviço ou marca, buscando satisfazer as necessidades dos consumidores.
O conceito de marketing surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil na década de 50 com o desenvolvimento industrial. Desde então, a prática, que hoje é uma profissão, veio se desenvolvendo e se modificando com as transformações do mercado, e que com a internet, por exemplo, se desenvolveu para áreas mais específicas, como o marketing digital.
Hoje, aos profissionais que têm a intenção de entrar no ramo, existem diversos cursos, desde os de menor duração, técnicos ou pós-graduações, sendo diversas também as possibilidades de especializações, como aquelas voltadas para vendas, eventos, gestão de sucesso do cliente e endomarketing.
O que se percebe, é que a intenção de entrada no mercado de trabalho na área de marketing gera muito interesse, com buscas no Google como “marketing vagas” e “estágio marketing” crescendo 22% ao longo do último ano. A pesquisa considera o período de abril de 2023 a março de 2024. O levantamento é da Onlinecurriculo, plataforma de currículos online que, com a data em alusão aos profissionais, buscou analisar como está o mercado de trabalho do universo do marketing.
Marketing Digital
Das diversas especializações que um profissional pode seguir dentro do marketing, o marketing digital foi certamente o que mais cresceu nos últimos anos. Por meio das mídias digitais, o marketing digital atua por meio de técnicas de SEO, redes sociais e marketing de conteúdo para obter o sucesso de suas estratégias. Em relação à área, às buscas no Google são expressivas, com “marketing digital o que faz” crescendo 60% no último ano e a procura por “marketing digital salário” aumentando em 23% no período.
Em relação à forma de entrada no mercado, o interesse por cursos aparece entre as principais buscas relacionadas ao marketing digital, com a procura por “marketing digital curso” crescendo em 22% nos últimos doze meses. Nas modalidades, o ensino remoto ainda aparece com destaque, com as buscas por “marketing digital online” crescendo em 52% e “marketing ead” aumentando em 26%, também no período de um ano.
O que as empresas estão buscando
Em um cenário de interesse dos trabalhadores na área, também é importante analisar as oportunidades que as empresas estão oferecendo, e se o mercado realmente possui vagas disponíveis para abrigar os profissionais que desejam entrar no segmento. Neste sentido, a Onlinecurriculo analisou 804 vagas disponíveis no Google através de plataformas de emprego, como Linkedin, Indeed, Job Rápido, Glassdoor, Catho e Jooble. As vagas foram disponibilizadas pelas empresas ao longo dos últimos 30 dias.
Entre as áreas mais buscadas, aparecem os conhecimentos e atividades como:
Mais detalhes sobre as vagas:
Nível: são disponibilizadas vagas para níveis júnior, pleno e sênior, além de oportunidades de estágio.
Salários: as remunerações aparecem a partir de R$1.200,00.
Localidade: entre oportunidades presenciais, híbridas e de home office, as vagas ofertadas são principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Brasília, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Contratação: são disponibilizadas vagas nos modos de contratação CLT e PJ.
Para quem busca por vagas na área, a oferta de oportunidades é grande em diversos estados brasileiros. Para aqueles que pensam em se especializar em marketing, analisar as vagas disponíveis no mercado é uma boa estratégia para entender o que as empresas estão buscando, e poder conciliar o interesse do mercado com os talentos e aptidões próprios, para que a colocação na área seja facilitada e traga realização ao profissional no momento de sua atuação.
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Em uma das maiores audiências da TV americana, a plataforma de apostas Kalshi veiculou um anúncio inteiramente gerado por inteligência artificial durante as finais da NBA. Produzido com o gerador…
Por Mario Marchetti* Você já foi convencido a comprar algo por um chatbot? Se a resposta for não, talvez já tenha acontecido e você nem tenha percebido — e é…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.