Disrupção impulsiona valor das marcas globais

Marcas que revolucionaram suas categorias ou se reinventaram foram as principais responsáveis pelo aumento de valor das 100 marcas mais valiosas do mundo nas últimas duas décadas, segundo o ranking…

Adnews

24.06.2025

Disrupção impulsiona valor das marcas globais

Marcas que revolucionaram suas categorias ou se reinventaram foram as principais responsáveis pelo aumento de valor das 100 marcas mais valiosas do mundo nas últimas duas décadas, segundo o ranking Kantar BrandZ Global 2025. A edição deste ano mostra um Top 100 significativamente diferente daquele de 2006.

A análise comparativa entre os dois rankings revela que mais de US$ 9,3 trilhões em valor foram adicionados de 2006 a 2025. Desse total, mais de US$ 6,6 trilhões (71%) vieram de marcas consideradas disruptivas, como Facebook, Tesla, Uniqlo e Mercado Libre.

Nesse período, diversas marcas desapareceram por não atenderem mais às demandas dos consumidores e foram substituídas por empresas que redefiniram suas categorias. Entre as que mais se destacaram estão Amazon, Google, Apple e Microsoft, que expandiram suas atuações para além de seus produtos originais.

“A inovação é evidente em todas as categorias e origina-se de todas as partes do mundo. Fundamentalmente, a inovação bem-feita trata de criar valor para os consumidores e entregar valor para os negócios”, afirma Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar Brasil.

O relatório também destaca a “Diferença Significativa” como fator determinante para o crescimento das marcas, conceito que integra o modelo de avaliação de Brand Equity da Kantar. “Não é preciso ir além da Apple para entender o poder das marcas quando elas são Significativamente Diferentes: ela teve maior taxa de crescimento em 20 anos, é a primeira marca a ser avaliada em mais de 1 trilhão de dólares e a mais valiosa pelo quarto ano consecutivo”, diz Souza.

Segundo o executivo, marcas disruptivas e de tecnologia também constroem confiança ao oferecer experiências de qualidade, o que contribui para a retenção de clientes. “A frustração com falhas tecnológicas é proporcional às coisas incríveis que essas marcas prometem. Portanto, promover uma experiência sem atritos e consistente para os usuários é essencial.”

Entre os destaques da edição 2025 estão o ChatGPT e a rede americana de restaurantes Chipotle, que ilustram como a disrupção impulsiona o crescimento de marca em setores distintos.

Liderado pela OpenAI, o ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e alcançou 100 milhões de usuários em dois meses. A marca estreou no ranking na 60ª posição, avaliada em US$ 43,5 bilhões. Desde o GPT-1, lançado em 2018, os modelos de linguagem da OpenAI transformaram áreas como atendimento ao cliente e educação, com suporte instantâneo e aprendizado personalizado. “O compromisso da OpenAI em avançar a IA de uma forma que beneficie a humanidade tem sido uma força motriz por trás do sucesso do ChatGPT como uma marca Significativamente Diferente”, afirma Souza.

Já a Chipotle, que ocupa o 86º lugar com valor de US$ 26,1 bilhões, aparece pela primeira vez no Top 100. Desde 2013, quando entrou no ranking de marcas de alimentação, quintuplicou seu valor. A empresa foi pioneira no conceito “fast casual” ao oferecer ingredientes frescos e de melhor procedência por um custo adicional moderado, influenciando concorrentes a adotarem práticas mais sustentáveis e cardápios mais elaborados.

Segundo Souza, a Chipotle manteve sua diferenciação ao expandir sua presença nos EUA e no exterior, investir em tecnologia para otimizar cozinhas e experiência de pedidos e entregas, fortalecer a comunicação com o uso de redes sociais como o TikTok e inovar no cardápio com opções personalizáveis e promoções sazonais.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental