São Paulo anuncia investimento de R$ 143 milhões no setor audiovisual
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
Em meio ao recuo de multinacionais em compromissos com a inclusão e ao encerramento de departamentos de diversidade, a Agência Bistrô lança a campanha Museu do Orgulho, que projeta um…
Adnews
26.06.2025
Em meio ao recuo de multinacionais em compromissos com a inclusão e ao encerramento de departamentos de diversidade, a Agência Bistrô lança a campanha Museu do Orgulho, que projeta um futuro distópico em que símbolos LGBTQIA+ — como bandeiras arco-íris, camisetas e cartazes corporativos — são tratados como relíquias.
A proposta confronta o apagamento simbólico e institucional da pauta, ao questionar se a diversidade estaria se tornando “peça de museu”. O centro da ação é o vídeo-manifesto Respeito não é moda. É compromisso., cuja estética futurista foi criada com o uso de inteligência artificial.
“A ideia surgiu da sensação incômoda de que estamos sendo empurrados de volta para a invisibilidade. Criamos o Museu do Orgulho como uma provocação visual. Um futuro em que a diversidade está relegada a vitrines empoeiradas é um futuro que a gente não aceita”, afirma Gabriel Besnos, VP de Criação da Bistrô.
Ana Antonov, Head de Arte, reforça o uso estratégico da IA no projeto: “Utilizamos as possibilidades criativas da inteligência artificial para materializar um alerta visual forte. A estética de museu distópico, com seus vidros, pedestais e luz controlada, ajuda a tensionar o discurso de que a diversidade foi só uma fase.”
A campanha inclui uma landing page (www.museudoorgulho.com.br) com dados sobre o impacto positivo da diversidade, equidade e inclusão na economia, além de um tour virtual que resgata momentos marcantes da luta por direitos da população LGBTQIA+. “É uma forma de lembrar que esse passado ainda é presente, e que este museu, ao contrário da ficção, é real, necessário e possível.”, diz Leonardo Viana, Head de Planejamento e integrante do Comitê Social da Bistrô.
Veja:
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
O Fundo Social de São Paulo (Fussp) distribuiu 42.595 cobertores desde o início da Campanha do Agasalho 2025, em 2 de junho. A iniciativa visa atender pessoas em situação de…
Em meio ao recuo de multinacionais em compromissos com a inclusão e ao encerramento de departamentos de diversidade, a Agência Bistrô lança a campanha Museu do Orgulho, que projeta um …
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.