DM9 transforma ouro ilegal em ferramenta de denúncia

Um ouro que brilha à custa de vidas. Com essa premissa, a DM9 lança a campanha “Death Gold”, em parceria com a Urihi Associação Yanomami, para denunciar os efeitos letais…

Adnews

21.05.2025

DM9 transforma ouro ilegal em ferramenta de denúncia

Um ouro que brilha à custa de vidas. Com essa premissa, a DM9 lança a campanha “Death Gold”, em parceria com a Urihi Associação Yanomami, para denunciar os efeitos letais da mineração ilegal sobre o povo Yanomami. A iniciativa transforma o ouro do garimpo em um grito de socorro: 50 certidões de óbito reais de indígenas mortos por contaminação, violência ou negligência foram gravadas manualmente em barras de ouro ilegais apreendidas pela polícia, tornando cada peça um monumento à tragédia silenciosa que ocorre na Amazônia brasileira.

A campanha denuncia o ciclo mortal alimentado pela demanda global por ouro, muitas vezes sem rastreabilidade. Hoje, o Brasil é o 10º maior produtor de ouro do mundo, com 71% dessa produção sendo ilegal, extraída majoritariamente de terras Yanomami. As consequências são devastadoras: 10% da população Yanomami já foi dizimada, em um genocídio silencioso alimentado por consumidores que desconhecem ou ignoram a origem do que compram.

As peças da campanha foram fotografadas e veiculadas em países que lideram a importação de ouro ilegal brasileiro, como forma de confrontar o público com a responsabilidade compartilhada.

Veja:

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24