DoubleVerify aponta papel da IA na transformação da publicidade digital em 2025

O relatório Global Insights Report 2025 da DV explora como os profissionais de marketing estão usando a IA para otimizar operações, ajustar estratégias e melhorar o desempenho de campanhas. 

Pedro Aguirra

22.08.2025

DoubleVerify aponta papel da IA na transformação da publicidade digital em 2025

A DoubleVerify (DV), plataforma global de verificação e otimização de mídia, divulgou o relatório 2025 Global Insights: AI, Automation and the Future of Digital Advertising, que analisa como a inteligência artificial está remodelando a publicidade digital. O estudo combina dados da própria plataforma com entrevistas com 1.970 líderes de marketing e publicidade em todo o mundo.

Marketing sob pressão operacional

Segundo o levantamento, gestores de campanha gastam, em média, 26% do tempo semanal — mais de 10 horas — em otimizações manuais, como ajustes de lances, realocação de orçamento e definição de metas. Nos EUA, esse custo operacional chega a US$ 17 mil anuais por profissional.

“Os gestores acabam atuando mais como operadores do que estrategistas. As soluções baseadas em IA da DV permitem automatizar tarefas repetitivas e liberar as equipes para focar em inovação e desempenho,” afirma Mark Zagorski, CEO da DoubleVerify.

Adoção acelerada da IA

O relatório aponta aumento expressivo no uso da tecnologia em processos-chave:

Ativação de campanhas: +32% em relação a 2024;

Otimização de lances em tempo real: +12%;

Briefings de mídia automatizados: +11%;

Otimização criativa dinâmica: +8%.

Além disso, 91% dos profissionais de marketing já utilizam ou planejam utilizar IA e bids automatizados de terceiros para potencializar campanhas.

“Não é apenas sobre automação, mas sobre estratégias mais inteligentes e ROI comprovado. Nosso novo DV Authentic AdVantage™ é um exemplo, ao levar eficiência e performance para ambientes fechados,” conclui Zagorski.

Ética na IA: personalização sem invadir a privacidade | GPT-5: o dia em que a IA finalmente fez o básico bem feito | Kantar aponta que 75% do impacto da marca vem de experiências e não de mídia paga | Bootcamp ensina líderes a criar agentes de inteligência artificial sem depender de equipes técnicas | Portal Adnews celebra 25 anos com nova direção e novos projetos | CICLOPE 2025 terá nove brasileiros no júri e reforço da FilmBrazil | Amstel ativa bares e supermercados durante Libertadores