E se o Cannes Lions premiassse as melhores parcerias do ano?

Por Tatianna Oliva* Se o Cannes Lions tivesse uma categoria chamada “Melhores Parcerias do Ano”, eu já teria minhas favoritas na ponta da língua. E não por acaso: num mundo…

Adnews

23.06.2025

E se o Cannes Lions premiassse as melhores parcerias do ano?

Por Tatianna Oliva*

Se o Cannes Lions tivesse uma categoria chamada “Melhores Parcerias do Ano”, eu já teria minhas favoritas na ponta da língua. E não por acaso: num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação. Hoje, mais do que uma tendência, parcerias se consolidaram como uma verdadeira estratégia de negócios.

Veja o caso da Sprite e Approve. A collab com o universo urbano bateu recordes de vendas e abriu espaço para um novo diálogo entre marcas de bebidas e o streetwear. Foi uma campanha entre mundos criativos distintos, que brilhou nas passarelas e nas redes sociais.

No fim de 2024, a Tramontina se uniu à Ziraldo Artes Produções para homenagear o legado do multiartista Ziraldo, que faleceu em abril daquele ano. A parceria marcou o início de uma nova fase de licenciamento dos icônicos personagens do autor. O pontapé foi dado com um filme de Natal estrelando a famosa panela do Menino Maluquinho, que resgatou a memória afetiva e celebrou a cultura brasileira. E tem mais por vir: no dia 12 de junho, será lançada a primeira linha de produtos oficiais na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Outro grande acerto vem da beleza: a parceria entre Carmed e Oakberry transformou o hidratante labial em sabor de açaí, co-criado com a comunidade. Quando as marcas entendem que podem crescer mais rápido — e com mais propósito — somando forças e ativos, as fronteiras da inovação se expandem.

Temos, no Brasil, um talento nato para criar parcerias. A recém-lançada colaboração entre Havaianas e Dolce & Gabbana, em junho de 2025, é mais uma prova disso. A coleção exclusiva uniu o lifestyle brasileiro às estampas clássicas da grife italiana — e esgotou em menos de 48 horas. Os modelos, vendidos a partir de R$ 349,99, misturavam estampas de leopardo, zebra, maiólicas e o tradicional carreto siciliano, com tiras de veludo, pins perolados e logo metálico da Dolce.

A nova economia criativa exige menos competição e mais colaboração. O futuro pertence a quem sabe unir repertórios, talentos e propósitos.

Se Cannes criasse essa tal categoria de Melhores Parcerias, com certeza teríamos muitos brasileiros no palco. E mais: perceberíamos que, num mundo saturado de ruído, ainda há espaço para quem sabe construir pontes.

Afinal, como sempre digo: 1 + 1 é maior que 2.

*Tatianna Oliva é CEO e fundadora da Cross Networking, empresa especializada no desenvolvimentos de parcerias entre marcas e pessoas

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24