Editor é demitido após postagens em redes sociais

Demissão de editor da TV Cultura após posts de cueca em redes sociais levanta debate sobre os limites entre a vida.

Adnews

25.07.2025

Editor é demitido após postagens em redes sociais

Jeldêam Álves, editor-chefe da Rede Câmara e funcionário da TV Cultura há 12 anos, foi demitido em maio deste ano após uma reclamação da vereadora Janaína Paschoal (PP-SP) sobre publicações em seu perfil pessoal nas redes sociais. Em suas postagens, Álves aparece de roupa íntima, com poses consideradas “sensuais”, mas sem nudez explícita. Segundo ele, o conteúdo está relacionado à divulgação de marcas de underwear masculino, atividade que exerce paralelamente à comunicação institucional.

A Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura, mantém contrato com a Câmara Municipal de São Paulo para a produção de conteúdos institucionais. Álves atuava nesse contexto como prestador de serviço à Casa Legislativa. A solicitação de desligamento partiu do presidente da Câmara, Ricardo Teixeira, após queixa feita por Janaína Paschoal, que preside o Conselho Editorial da Rede Câmara.

Durante reunião do colegiado na última quinta-feira (24/7), a vereadora não citou nomes, mas fez referência direta ao episódio: “Todos nós temos a nossa liberdade, nossa vida, mas não dá para ter alguém numa TV pública fazendo striptease nas redes”, afirmou. Ela também classificou o comportamento como “incompatível” com a função exercida: “Sendo uma pessoa adulta, que não está atuando em redes infantis, não é crime. Mas é um comportamento incompatível”.

À reportagem, Janaína declarou que não pediu diretamente a demissão do funcionário à TV Cultura, mas comunicou o caso à Presidência da Câmara. A assessoria da Casa informou que, como contratante, a Câmara tem prerrogativa de solicitar substituições de profissionais. Já a Fundação Padre Anchieta informou, em nota, que a demissão ocorreu por “reestruturação do quadro funcional”, durante a gestão anterior da entidade, encerrada em junho.

Álves, por sua vez, disse que só tomou ciência do motivo de sua demissão ao ouvir o comentário da vereadora na reunião do Conselho Editorial. Ele pretende acionar a Justiça: “Estou desempregado há algum tempo, com medo de isso prejudicar minha carreira, de conseguir voltar a trabalhar”, declarou.

O caso levanta discussão sobre os limites entre a vida pessoal e profissional, especialmente em instituições públicas, e sobre possíveis motivações ideológicas e preconceituosas em decisões administrativas.

Com informações do site Metrópoles Confira a reportagem: https://www.metropoles.com/sao-paulo/tv-camara-janaina-videos-sensuais

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
SBT registra quarto mês de crescimento consecutivo e encurta distância para a vice-liderança em São Paulo | Flapper e Finca Propia anunciam parceria para oferecer experiências exclusivas entre mobilidade aérea premium e patrimônio internacional | Brasil soma 61 Leões em Cannes 2026