Brooksfield Donna cresce 64% no e-commerce com estratégia omnicanal
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Em 2023, ENG DTP e Multimídia, precursora da tecnologia no país, entregou 120 projetos.
Adnews
19.02.2024
Atual destaque na evolução da tecnologia que reproduz ambientes virtuais realistas e imersivos, o Digital Twin, ou gêmeo digital, está em franca ascensão no Brasil nos últimos anos e deve ganhar o mercado nacional de forma expressiva em 2024. Agregando recursos como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Machine Learning para promover um modelo de experiência interativa única, o Digital Twin, que em 1960 começou a ser usado pela NASA, atravessou muito bem o tempo, é versátil e atende qualquer setor com réplicas tridimensionais virtuais fiéis a objetos físicos, mais hiperlinks interativos com dados e informações constantemente atualizados.
“O Digital Twin viabiliza a visitação ultrarrealista a partir de links em sites, redes sociais, além de QR Codes em cartazes e outdoors, isso 24 horas por dia, e sete dias por semana”, resume Álvaro Venegas, fundador e CEO da ENG DTP e Multimídia.
Só de fevereiro a dezembro de 2023 a ENG DTP e Multimídia, empresa de 40 anos, com sede em São Paulo, que é precursora desta tecnologia no país, entregou 120 projetos em Digital Twin, isso é 12 vezes mais que a entrega de todo o ano de 2022. A lista de clientes comprova a aplicabilidade universal dos recursos, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que pode ser visitado virtualmente por pessoas em qualquer lugar do mundo.
Parque Ibirapuera na capital paulista e Praça das Artes, em Barueri (SP) também foram projetos destaque ano passado.
“Nossa Praça das Artes ganhou muito como uso do Digital Twin porque possibilita que o nosso munícipe tenha uma experiência ultra realista a partir de celular, computador e mesmo óculos de VR. Hoje, o munícipe consegue visitar virtualmente, saber qual será a visão do palco, de cada lugar no auditório principal, e até comprar ingressos para os espetáculos que acontecem na Praça”, conta o CTO do Centro de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Barueri, J. Randal.
Visitas a apartamentos decorados mesmo depois de desmontados, também foram os destaques em São Paulo. Em Belo Horizonte, a UniBH ofertou a visitação ultrarrealista de seu novo Centro de Simulação Médica, para milhares de potenciais alunos, e teve um concorrido vestibular.Já em Curitiba, a possibilidade de visitação prévia a um SPA a partir no Instagram através do Digital Twin, mudou a forma de potenciais clientes conhecerem e se motivarem a fazer os tratamentos do Budda SPA Batel.
“Foi uma mudança de paradigma”, afirma Emanoela Menezes, executiva que implementou o Digital Twin.
Em Brasília outro exemplo de acesso a ambientes turísticos foi a virtualização das visitas à Catedral Metropolitana da Capital Federal.
“Assim como outros avanços tecnológicos aos quais tivemos acesso nas últimas décadas, como a chegada da Computação Gráfica em 3D, que mudou muito a percepção de espaços a serem construídos, ampliando os usos profissionais e de recreação, o qual a ENG participou ativamente na década de 2000, o Digital Twin, que trouxemos para o Brasil em maio de 2022 tem se disseminado muito rápido porque sua aplicação alcança desde a indústria passando pela engenharia, design, educação, saúde, esporte, lazer, cultura, artes e onde mais a imaginação permitir transformar o real em um digital interativo” comenta Venegas.
Venegas prevê um crescimento de 200% no número de projetos que serão entregues em 2024 e entre os clientes já previstos estão importantes prefeituras que precisam melhorar sua comunicação e apresentação de recursos do município aos seus cidadãos de forma simples, já que a tecnologia funciona em celulares, por exemplo, sem a instalação de qualquer aplicativo.
EAD e Digital Twin
Quando a ENG DTP e Multimídia começou a oferecer o Digital Twin entre seus serviços, em maio de 2022, o setor da educação logo aderiu à tecnologia para aprimorar o ensino à distância, modalidade virtual de aprendizagem adotada por 3,1 milh ões de brasileiros segundo dados do Censo da Educação Superior 2022 do Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“As visitas virtuais a ambientes de aprendizagem, sejam laboratórios, obras ou fábricas, estão mais realistas e imersivas ao passo que suas conexões estão mais simples e através do celular, por exemplo, é possível visitar hospitais, UTIs e postos de saúde em aulas da área de saúde e até realizar avaliações nestes ambientes virtuais”, diz Venegas que é um entusiasta desta tecnologia.
Mercado aquecido, profissional valorizado
Toda nova tecnologia exige capacitação de profissionais para aplicá-la, e não tem sido diferente. Só ano passado, a ENG DTP e Multimídia ofereceu 168 horas de cursos e webinars gratuitos sobre Digital Twin, agenda que segue sendo oferecida todos os meses em 2024. Ainda com poucos profissionais no mercado dominando a ferramenta, um dos destaques das vagas disponíveis é para a implementação de Cidades Inteligentes, onde o Digital Twin se integra a sistemas de monitoramento e operação de equipamentos urbanos e rurais.
Com foco principalmente em profissionais das áreas de programação, TI, arquitetura, engenharia e marketing com ênfase em redes sociais, existem formações oferecidas pela ENG para quem sabe pouco ou nada do assunto.
“Estamos capacitando em larga escala prestadores de serviço para o setor imobiliário, arquitetura e engenharia, na sua maioria profissionais internos de construtoras, incorporadoras, museus e fundações culturais que, no curto prazo, devem usar o Digital Twin como uma ferramenta constante nas suas ações de divulgação e atendimento ao público”, diz Venegas.
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Criativo com mais de 20 anos de experiência reforça grupo de ECDs liderado por Rafael Urenha
Criativo reforça liderança da agência após passagens por McCann, Africa, Nubank e AKQA