Empresas aderem a manifesto em defesa da diversidade

A Universidade Zumbi dos Palmares lançou nesta sexta-feira (21) o manifesto “Diversidade, Sim!”, que reúne cerca de 30 empresas comprometidas com a defesa da igualdade de oportunidades, participação socioeconômica justa…

Adnews

21.03.2025

Empresas aderem a manifesto em defesa da diversidade

A Universidade Zumbi dos Palmares lançou nesta sexta-feira (21) o manifesto “Diversidade, Sim!”, que reúne cerca de 30 empresas comprometidas com a defesa da igualdade de oportunidades, participação socioeconômica justa e desenvolvimento sustentável. Entre as signatárias estão Ambev, Bosch, Carrefour, Magalu, Natura, Susano, Vivo e Volkswagen. A iniciativa surge em um contexto de retrocessos nas políticas de diversidade e inclusão, com impactos observados no ambiente corporativo. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Segundo o reitor José Vicente, o manifesto é uma resposta à redução de iniciativas de inclusão nas empresas, influenciada por mudanças nos Estados Unidos. Ele afirma que políticas afirmativas estão sendo descontinuadas por empresas que antes lideravam esse debate, o que pode impactar o Brasil. “As brasileiras que se comunicam muito com corporações estrangeiras ou com o governo americano estão seguindo o mesmo caminho. Muitas delas estão pedindo um tempo para refletirem. Estamos preocupadíssimos com o impacto disso no país e temos convicção de que, se não tiver uma ação dessa natureza, os retrocessos serão extremamente danosos e difíceis de serem recuperados”, afirma.

O documento defende que o mercado de trabalho ainda apresenta barreiras baseadas em cor, raça, identidade de gênero, orientação sexual, idade e deficiência. Entre as propostas, estão a criação de uma Frente Parlamentar para defesa da diversidade no Congresso Nacional, um selo de certificação para empresas que adotam políticas inclusivas e a realização de um censo nos setores público e privado para monitoramento dessas ações. Algumas dessas iniciativas já existem por meio de grupos como o Movimento pela Equidade Racial (Mover) e a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

O financiamento das ações deve vir dos signatários e de campanhas de arrecadação. Além do manifesto, disponível no site www.diversidadesim.com.br, anúncios serão divulgados nos principais veículos de comunicação. O reitor destaca que a Universidade Zumbi dos Palmares se coloca à disposição para iniciar e articular essas ações. “Também vamos estimular outros atores para que também se mobilizem”, diz. A lista completa de empresas signatárias inclui ADM, Ambev, Banco BV, Bosch, BNDES, Carrefour, Continental, EY, Febraban, Fleury, GPA, Magalu, Natura, Renner, Vivo, Volkswagen, entre outras.

 

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24