FIAP anuncia os 417 finalistas da edição 2025

Festival FIAP 2025 revela 417 finalistas, com destaque para Espanha, Argentina, Equador, Brasil e México na disputa pela criatividade ibero-americana.

Pedro Aguirra

20.08.2025

FIAP anuncia os 417 finalistas da edição 2025

Após uma semana de deliberações virtuais com a participação de 295 criativos da região, o Festival Ibero-americano de Criatividade (FIAP) apresentou a lista com 417 finalistas de sua edição 2025. O shortlist, amplamente compartilhado por jurados e agências nas redes sociais, reflete o crescimento do nível criativo na Ibero-América.

Mais de 55% das peças selecionadas já haviam sido reconhecidas em festivais locais antes de chegar a esta etapa, resultado das alianças que o FIAP vem consolidando com instituições e associações da indústria na região.

A Espanha lidera o ranking de países com 95 finalistas, seguida por Argentina (50), Equador (41), Brasil (35) e México (33). A diversidade também se reflete nas disciplinas: Inovação reúne 30,9% dos trabalhos, Anúncios 28,7%, Formatos 27,3% e Produção 12,9%.

Daniel Marcet, CEO do FIAP, destacou: “Para o FIAP é fundamental caminhar junto às instituições e festivais mais importantes da região. Essa colaboração nos permite unificar critérios e, assim, premiar o melhor, entre a melhor criatividade ibero-americana”.

Com mais de cinco décadas de trajetória, o festival avança para a segunda rodada de avaliação, na qual os jurados de metais atribuirão os prêmios às peças mais destacadas. Os primeiros vencedores serão anunciados em 2 de outubro, na Premiação Virtual, enquanto a gala presencial será realizada em 5 de novembro, no marco do Advertising Week LatAm, na Cidade do México, onde serão entregues os prêmios especiais, o primeiro prêmio Wow! e o ranking Gran Slam.

Portal Adnews celebra 25 anos com nova direção e novos projetos