FilmBrazil celebra 20 anos em Cannes com “Outfit Reels”

A FilmBrazil, plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a ApexBrasil, completa 20 anos de participação no Festival de Cannes com a…

Adnews

10.06.2025

FilmBrazil celebra 20 anos em Cannes com “Outfit Reels”

A FilmBrazil, plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a ApexBrasil, completa 20 anos de participação no Festival de Cannes com a maior delegação de sua história. Ao todo, 37 produtoras brasileiras representarão o país em uma das principais vitrines do audiovisual publicitário internacional. A edição de 2025 terá o Brasil como país homenageado.

A amplia adesão reafirma o compromisso da plataforma com a promoção de negócios e a projeção internacional do setor. Desde sua criação, a FilmBrazil atua para inserir produtoras e talentos brasileiros em festivais e premiações internacionais, como o próprio Festival de Cannes, que reúne representantes de toda a cadeia do mercado publicitário.

Dados recentes divulgados pela APRO indicam um avanço nas exportações do setor. Em 2024, o Brasil alcançou um recorde de US$ 54,7 milhões em exportação de projetos publicitários. Segundo o levantamento, 74% dos projetos orçados foram efetivamente realizados e exportados, representando crescimento de 7% em relação a 2023.

“É com muito orgulho e respeito que chegamos a marca de 20 anos da participação da FilmBrazil em Cannes. Celebrá-lo em um momento tão especial e representativo para o audiovisual, nos permite relembrar tudo o que construímos e planejar com boas perspectivas o que vem pela frente. Saudamos o passado ao mesmo tempo em que celebramos o futuro. Cannes é uma oportunidade de conexão com o mercado internacional e de reforçar o valor criativo da nossa indústria. A expectativa é seguir quebrando recordes de negócios e atrair cada vez mais oportunidades para o mercado brasileiro”, afirma Marianna Souza, presidente executiva da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

Na edição anterior, a participação em Cannes gerou cerca de US$ 6,9 milhões em negócios imediatos para as produtoras brasileiras. A expectativa para 2025 é superar esse valor.

A programação incluirá novamente o Happy Hour da FilmBrazil no terraço do Palais, realizado no primeiro dia do Festival, com apresentação musical dos Acadêmicos do Baixo Augusta. Após o evento, os músicos participarão de uma homenagem ao publicitário Washington Olivetto, realizada em frente ao Palais, no Trio W do Brasil. A iniciativa conta com apoio da ABAP e de agências como Africa, Almap, Galeria, GUT, Lew Lara\TBWA e McCann.

Neste ano, a campanha da FilmBrazil é “Outfit Reels”, criada pela agência GUT. A ação combina moda, tecnologia e conteúdo para divulgar o trabalho de diretoras e diretores brasileiros. A partir da tendência Brazilcore, a campanha utiliza roupas com tecnologia NFC (Near Field Communication) que permitem acessar reels de produtoras e talentos nacionais com um toque do celular.

“A moda sempre foi uma forma de expressão, e a agência brilhou ao propor esse caminho para apresentar a criatividade, aliada a inovação e ao craft, promovendo os trabalhos dos nossos diretores e produtoras brasileiras”, complementa Marianna.

A FilmBrazil tem como parceiros a ApexBrasil, Globo, S de Samba, Spcine e InvestSP.

Como preparação para o Festival, a FilmBrazil e o jornal Estadão promoveram um warm-up no Centro Cultural Britânico em 5 de junho, com apresentação da jornalista Lena Castellón sobre os destaques da programação. A iniciativa contou com apoio da APRO e parceria de ApexBrasil, Estadão, Spcine, InvestSP e Globo.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental