Gamers brasileiros preferem Smart TVs para jogos de esportes, revela Samsung Ads

Braço publicitário da Samsung revela preferências de consumo da audiência gamer.

Adnews

15.11.2023

Gamers brasileiros preferem Smart TVs para jogos de esportes, revela Samsung Ads

O universo dos games de esportes está em ascensão, cativando uma audiência diversificada e entusiasmada. De olho nessa tendência, a Samsung Ads, braço de publicidade da Samsung Electronics, revelou insights valiosos sobre as preferências de consumo dos fãs desses jogos nas Smart TVs Samsung do Brasil.

De acordo com o estudo, 9% das Smart TVs Samsung ativas no país são consideradas Smart TVs de gamers, indicando a presença de um console conectado. Dessas, 60% são de apaixonados por jogos de esportes, que preferem jogar entre as 20h e as 22h, especialmente aos domingos, terças e quartas-feiras.

Os gamers de esportes nas Smart TVs Samsung consomem, em média, 2 jogos de esportes por mês por dispositivo, priorizando consoles em vez de hubs de jogos. Os consoles mais populares entre essa audiência são o PlayStation 4, seguido pelo PlayStation 5 e pelo Xbox One.

Não é nenhuma surpresa que o futebol seja o esporte favorito nessa frente, assim como em outras plataformas, como o streaming e os canais de televisão abertos e pagos, com a franquia FIFA (atualmente intitulada EA FC 24) liderando a lista de jogos mais consumidos. No entanto, os gamers também demonstram interesse significativo por corridas de carros, lutas em geral, hóquei, futebol americano e basquete.

Essa audiência é verdadeiramente multiplataforma, com 91% dos gamers consumindo streaming no formato AVOD. Além disso, 86% utilizam três plataformas diferentes (linear, streaming e gaming) por mês por dispositivo, dedicando a maior parte do tempo ao streaming (81%).

Outros dados interessantes do estudo incluem o fato de que 52% dos que se declaram praticantes de esportes são mulheres; 22% dos fãs de esportes possuem itens esportivos em casa e 8,5% planejam comprar itens esportivos nos próximos 12 meses; e 26% consomem conteúdo esportivo diariamente. Os dados do estudo são proprietários da Samsung Ads, coletados das Smart TVs Samsung ativas em agosto de 2023. A base de dados conta com mais de 15 milhões de TVs conectadas ativas.

Oportunidades para as marcas

  • 57% da base de Smart TVs ativas e conectadas no Brasil consome conteúdos esportivos;
  • São mais de 42 milhões de potenciais consumidores em busca de marcas, produtos, serviços e experiências;
  • Mais de 60 milhões de horas por mês são dedicadas a algum conteúdo esportivo nas três plataformas (linear, streaming ou gaming);
  • 94% do tempo dedicado no linear ao consumo de esporte é com futebol;
  • 84% do tempo dedicado ao consumo de futebol é com jogos ao vivo;
  • Os campeonatos sul-americanos e europeus também cativam os consumidores das Smart TVs Samsung;
  • A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 engajou fortemente os consumidores, destacando a paixão pelo futebol feminino.

A Samsung Ads oferece uma solução completa para alcançar essa audiência diversificada, com foco em descobertas, conexões e engajamento. Em plataformas lineares, de streaming ou de gaming, o braço publicitário da Samsung é um aliado estratégico para as marcas e agências.

A unidade de negócios é focada na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung. Foi lançada nos Estados Unidos em 2015, com atuação ampliada para o Canadá, Europa, Índia, Austrália e Ásia, e chegou à América Latina (especificamente ao Brasil e ao México) em 2020, com a missão de conectar marcas e consumidores, oferecendo escala, eficiência, alcance incremental e as mensurações/segmentações do digital com a experiência de áudio e vídeo de uma grande tela de TV.

* Foto de capa: Divulgação/Konami

 

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