Getty Images processa os criadores de ferramenta de arte AI

A Getty Images anunciou um processo contra a Stability AI, a empresa por trás da popular ferramenta de arte AI Stable Diffusion. As alegações são de que a empresa de…

Adnews

19.01.2023

Getty Images processa os criadores de ferramenta de arte AI

A Getty Images anunciou um processo contra a Stability AI, a empresa por trás da popular ferramenta de arte AI Stable Diffusion. As alegações são de que a empresa de tecnologia cometeu violação de direitos autorais.

A gigante do ramo de banco de imagens acusou a Stability AI de copiar e processar milhões de suas imagens sem obter o licenciamento adequado, de acordo com um comunicado à imprensa divulgado na terça-feira. A Stability AI, com sede em Londres, anunciou que levantou US$ 101 milhões em financiamento para tecnologia de inteligência artificial de código aberto em outubro e lançou a versão 2.1 de sua ferramenta Stable Diffusion em dezembro.

Em comunicado, a Getty Images, escreveu:

“A Getty Images acredita que a inteligência artificial tem potencial para estimular empreendimentos criativos. Consequentemente, a Getty Images forneceu licenças aos principais inovadores de tecnologia para fins relacionados ao treinamento de sistemas de inteligência artificial de maneira a respeitar os direitos de propriedade pessoal e intelectual. A Stability AI não buscou nenhuma licença da Getty Images e, em vez disso, acreditamos, optou por ignorar opções de licenciamento viáveis ​​e proteções legais de longa data em busca de seus interesses comerciais autônomos.”

A Getty Images se recusou a comentar mais sobre o processo para a veículos de comunicação, mas disse que solicitou uma resposta da empresa de IA antes de agir. 

Os fornecedores de arte de IA e mídia tradicional têm lutado para coexistir nos últimos meses, à medida que as imagens geradas por computador se tornam mais disponíveis e avançadas, usando imagens e arte criadas por humanos como treinamento de dados.

Antes disponíveis apenas para um grupo seleto de especialistas em tecnologia, os sistemas de IA de conversão de texto em imagem estão se tornando cada vez mais populares e poderosos. Esses sistemas incluem Stable Diffusion e DALL-E, da OpenAI.

A Shutterstock, uma concorrente da Getty Images e outra plataforma de imagens, anunciou planos em outubro para expandir sua parceria com a OpenAI, a empresa por trás do DALL-E e do bot de bate-papo de IA viral ChatGPT, e aprimorar o conteúdo gerado por IA ao lançar um fundo para compensar os artistas por suas contribuições.

Essas ferramentas, que normalmente oferecem alguns créditos gratuitos antes da cobrança, podem criar todos os tipos de imagens com apenas algumas palavras, incluindo aquelas que evocam claramente as obras de muitos, muitos artistas, se não aparentemente criadas por eles. Os usuários podem invocar esses artistas com palavras como “no estilo de” ou “por” junto com um nome específico. Os usos atuais dessas ferramentas podem variar de diversão pessoal e passatempos a casos mais comerciais.

Em apenas alguns meses, milhões de pessoas migraram para sistemas de IA de conversão de texto em imagem, que já estão sendo usados ​​para criar filmes experimentais, capas de revistas e imagens para ilustrar notícias . Uma imagem gerada com um sistema de IA chamado Midjourney ganhou recentemente um concurso de arte na Colorado State Fair, criando um alvoroço entre os artistas , que temem que sua arte possa ser roubada por esses sistemas sem o devido crédito.

O fundador e CEO da Stability AI, Emad Mostaque, disse à CNN Business em outubro por e-mail que a arte é uma pequena fração dos dados de treinamento da LAION por trás da Stable Diffusion. “A arte representa muito menos de 0,1% do conjunto de dados e só é criada quando chamada deliberadamente pelo usuário”, disse ele.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

ADSPLAY comunica aquisição com campanha institucional | RZK Digital desenvolve inteligência artificial para prever fluxo de passageiros em terminais de ônibus | A MÚSICA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL DAS MARCAS | Marcas funcionam como religiões