São Paulo anuncia investimento de R$ 143 milhões no setor audiovisual
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
Gilberto Gil transforma sua turnê de despedida, “Tempo Rei”, em plataforma para mobilização ambiental com a campanha “Conservar é a nossa arte”. Desenvolvida pela agência Rastro em parceria com a…
Adnews
02.06.2025
Gilberto Gil transforma sua turnê de despedida, “Tempo Rei”, em plataforma para mobilização ambiental com a campanha “Conservar é a nossa arte”. Desenvolvida pela agência Rastro em parceria com a Conservação Internacional (CI), a iniciativa une música e engajamento para sensibilizar o público sobre a importância da preservação ambiental.
A campanha integra a agenda da CI rumo à COP30, conferência climática da ONU que ocorrerá em 2025, em Belém (PA), e celebra os 35 anos de atuação da organização no Brasil. Presente em mais de 30 países, a CI atua desde 1990 na proteção de recursos naturais essenciais à vida, como água, alimentos e biodiversidade.
No centro da campanha está o filme “Esse não é o fim”, narrado em primeira pessoa por Gilberto Gil. A produção apresenta um manifesto poético que conecta a trajetória do artista à urgência climática. A obra convida à transformação e reforça a ideia de que conservar a natureza também é um ato de criação.
O envolvimento de Gil com causas ambientais é de longa data. Em 1988, como vereador de Salvador, foi autor da proposta de criação da Comissão da Defesa do Meio Ambiente. Em 2001, tornou-se embaixador da FAO, e, como ministro da Cultura em 2003, adotou a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO como base de gestão. Outras ações incluem o conceito de lixo zero no Camarote Expresso 2222, desde 2005, e a regravação da canção “Refloresta” em 2021, em apoio ao Instituto Terra. Gil é também conselheiro da Conservação Internacional.
“Como a COP 30 terá enfim seu pé na Amazônia, queremos inspirar o mundo com a forma que o Brasil se relaciona com a natureza. De Djavan e Gil à Burle Marx, Sebastião Salgado e muitos outros. Nossa produção cultural e artística tem a natureza como parceira, não como cenário. Sem ela, nossa arte não seria como é. Conservar a natureza é conservar a cultura. Por isso, em 35 anos de C-I, ‘conservar é nossa arte'”, afirma Afonso Soares, diretor de Criação da Rastro.
A campanha contou com os núcleos Agency e Studios da Rastro, além do Rastro Lab. O Agency liderou a estratégia, direção criativa, desenvolvimento de conceitos, identidade visual e conteúdo para redes sociais. O Studios ficou responsável pela produção audiovisual dos filmes e do shooting, assegurando a integração de todas as etapas até a entrega final.
O primeiro desdobramento da campanha foi apresentado durante o show de Gilberto Gil no Rio de Janeiro, em 31 de maio, na Marina da Glória. As ações se estenderão até a COP30, com ativações em múltiplas plataformas e pontos de contato.
Veja:
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
O Fundo Social de São Paulo (Fussp) distribuiu 42.595 cobertores desde o início da Campanha do Agasalho 2025, em 2 de junho. A iniciativa visa atender pessoas em situação de…
Em meio ao recuo de multinacionais em compromissos com a inclusão e ao encerramento de departamentos de diversidade, a Agência Bistrô lança a campanha Museu do Orgulho, que projeta um…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.