“Goats have arrived”: a campanha do momento. Ela foi feita para a Copa América, mas ainda continua a dar que falar. A campanha foi orquestrada pela Stake – famosa casa de apostas, e foi um sucesso nas redes sociais. Esse sucesso é facilmente mensurável porque mais de 10 milhões de pessoas viram a famosa foto do Sergio Aguero com as cabras. Sim, leu bem, as cabras…
O que diferenciou esta nova campanha da Stake?
Esta campanha foi claramente pensada e o seu sucesso é facilmente tangível porque os números social media não mentem: no instagram a publicação já conta com mais de 1 milhão de likes, quase 10 mil comentários e 18 mil partilhas. Por sua vez, no X (antigo twitter), a publicação já leva 10 mil likes, 555 partilhas e um alcançou mais de meio milhão de pessoas. O que a tornou tão comentada e partilhada?
Bem, para qualquer bom entendedor de marketing isso é facilmente percetível. Nós explicamos: o CTA (Call to action) desta publicação é o incentivo aos comentários. O que isto significa? Significa que estrategicamente, a pessoa responsável por orquestrar esta campanha incentiva as pessoas a comentarem em ambos os posts. Deste modo, o número de comentários dispara e ao identificar pessoas, é provável que essas mesmas pessoas também vejam, e quem sabe, comentem a publicação fazendo assim disparar os números. Que bela jogada de marketing, não acha?
Em que consiste a campanha, na qual Sergio Aguero é protagonista?
A campanha viral foi protagonizada pelo antigo avançado do Barcelona com uma camisola argentina da marca Stake, com os seus companheiros de quatro patas vestidos com trajes semelhantes. A imagem de Agüero com vista para a Baía de Biscayne com duas cabras a reboque quebrou a barreira, sendo agora o segundo post mais “gostado” na história da Stake. Não sabemos se a campanha fez com que mais utilizadores usassem o cupom de código promocional Stake, mas é certo que mais pessoas ficaram a conhecer a casa de apostas.
Como já viu, tudo foi bem orquestrado e há mais para além disso. Há ainda a colaboração da Stake com a Press Box PR. As colaborações estão em alta no mundo do marketing e quando bem feitas, andam de mãos dadas com o sucesso. Neste caso o sucesso medesse em likes, comentários, partilhas e acima de tudo, notoriedade para a marca.
É a primeira vez que um jogador se associa a uma casa de apostas?
Já não é a primeira vez que estrelas de futebol dão cara a campanhas de marketing de casas de apostas. Vinícius Júnior já o tinha feito em 2023 e até uma equipa inteira de voleibol já o fez para uma casa de apostas desportiva em Portugal. O que nem sempre acontece é o sucesso estrondoso que esta campanha da Stake teve e muito se deve a Sergio Aguero, mas essencialmente devesse ao conceito e quem trabalha em marketing sabe o quão importante isso é.
Quem não trabalha, o conceito é a ideia por trás da campanha, algo que é muitas vezes feito pelos criativos. Normalmente os conceitos devem ser originais para garantir que não há aso para cópias e engraçados, algo que tem vindo a ser uma das grandes tendências deste ano no marketing. Por último, mas não menos importante, deve ser abrangente e simples para garantir que a mensagem não escapa a ninguém.
A expansão da Stake
O sucesso recente desta campanha levou Sergio Agüero a apoiar a atual seleção nacional como uma das melhores da história do país. Com a Copa América a ser realizada nos Estados Unidos este ano, tanto a Argentina como a Stake esperam conquistar grandes resultados no torneio. Para a Stake, o evento representa também uma oportunidade de expansão e aumento da visibilidade na América Latina. Recentemente, a empresa inaugurou um novo hub em Bogotá, na Colômbia, e planeia aumentar a contratação de talento na região para impulsionar ainda mais o seu crescimento.
A importância do marketing para as casas de apostas
O marketing é vital em todas as empresas. Especialmente em casas de apostas quando a “luta” por atenção e novos apostadores é tão grande. Há centenas de casas de apostas a operar no Brasil e nem todas têm a mesma notoriedade. Isso devesse essencialmente ao marketing de cada uma. As pessoas precisam de confiar nas casas de apostas para só depois fazerem lá as suas apostas. Essa confiança ganha-se com estratégias bem elaboradas, associando caras conhecidas como o Aguero às suas campanhas.
Isso é um dos fatores, mas há mais. Associar a marca a outras marcas mais reconhecidas e já estabelecidas é outra coisa. Quando lê uma coisa online desconfia, mas quando é uma pessoa em que confia a dizer-lhe, já confia? Pois, nas marcas acontece o mesmo. Se uma marca que já confia, associar a si uma outra marca, é muito provável que passe a reconhecer essa marca como fidedigna.