Cibersegurança Criativa: proteger a reputação na era dos deepfakes
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Videoclipe ‘Beautiful Lie’, do cantor britânico Michael Kiwanuka, foi escolhido pelo júri, mas causou desconforto por retratar um grupo de jovens brincando com arma.
Adnews
20.06.2023
Junto com o início do Festival Cannes Lions, começaram também as premiações. E nesta terça-feira (20) foi a vez do videoclipe ‘Beautiful Lie’, produzido pela Smuggler, de Londres, para o cantor, compositor e produtor musical britânico Michael Kiwanuka, ser agraciado com o Grand Prix entregue pelo júri de Entertainment for Music. Mas, a escolha gerou um certo desconforto.
Isso aconteceu porque, no videoclipe, há uma roda de jovens participando do jogo letal conhecido como roleta russa. Antes de cada um apertar o gatilho, o vídeo mostra trechos da vida que passam pela cabeça da pessoa naquele momento. Fontes ligadas ao festival afirmam que o júri chegou a questionar se a escolha não estaria normalizando e incentivando esse tipo de comportamento.
Ao lado de ‘Beautiful Lie’, o júri chegou a considerar mais dois cases para receberem o Grand Prix de videoclipe. Um deles era ‘Cash in cash out’, de Pharrell Williams, 21 Savage e Tyler, desenvolvido pela Electric Theatre Collective, de Londres, e pela I Am Other, de Beverly Hills, com produção da Division, de Paris, que acabou levando o Ouro na categoria. Assista ao clipe abaixo.
Mesmo diante da dúvida, o júri decidiu que o videoclipe produzido para Michael Kiwanuka merecia o prêmio máximo porque, apesar de forte, não celebra o suicídio, mas a vida. O clipe possui restrição para exibição, mas está disponível no YouTube.
A área de Entertainment for Music concedeu ainda um segundo Grand Prix para um case que envolve marca: o videoclipe ‘The Greatest’, da Apple, que mostra histórias de superação. Assista o clipe abaixo.
E os brasileiros?
O Brasil conquistou 1 Ouro, 2 Pratas e 2 Bronzes na categoria. O case ‘Rosalia Motomami Live Experience’, desenvolvido pelas equipes do TikTok, em São Paulo (SP), da Columbia Records, em Nova York, e da Motomami, de Barcelona, conquistou 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze. A AKQA São Paulo aparece como agência adicional, crédito que não vale para pontuação no festival, apenas para reconhecimento da participação no case. As outras duas Pratas brasileiras foram para ‘Save the Favela’, da BETC Havas para Kondzilla Records, e ‘Files of Freedom’, da GUT para Mercado Livre.
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Em uma das maiores audiências da TV americana, a plataforma de apostas Kalshi veiculou um anúncio inteiramente gerado por inteligência artificial durante as finais da NBA. Produzido com o gerador…
Por Mario Marchetti* Você já foi convencido a comprar algo por um chatbot? Se a resposta for não, talvez já tenha acontecido e você nem tenha percebido — e é…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.