Grand Prix com roleta russa gera tensão no Cannes Lions

Videoclipe ‘Beautiful Lie’, do cantor britânico Michael Kiwanuka, foi escolhido pelo júri, mas causou desconforto por retratar um grupo de jovens brincando com arma.

Adnews

20.06.2023

Grand Prix com roleta russa gera tensão no Cannes Lions

Junto com o início do Festival Cannes Lions, começaram também as premiações. E nesta terça-feira (20) foi a vez do videoclipe ‘Beautiful Lie’, produzido pela Smuggler, de Londres, para o cantor, compositor e produtor musical britânico Michael Kiwanuka, ser agraciado com o Grand Prix entregue pelo júri de Entertainment for Music. Mas, a escolha gerou um certo desconforto.

Isso aconteceu porque, no videoclipe, há uma roda de jovens participando do jogo letal conhecido como roleta russa. Antes de cada um apertar o gatilho, o vídeo mostra trechos da vida que passam pela cabeça da pessoa naquele momento. Fontes ligadas ao festival afirmam que o júri chegou a questionar se a escolha não estaria normalizando e incentivando esse tipo de comportamento.

Ao lado de ‘Beautiful Lie’, o júri chegou a considerar mais dois cases para receberem o Grand Prix de videoclipe. Um deles era ‘Cash in cash out’, de Pharrell Williams, 21 Savage e Tyler, desenvolvido pela Electric Theatre Collective, de Londres, e pela I Am Other, de Beverly Hills, com produção da Division, de Paris, que acabou levando o Ouro na categoria. Assista ao clipe abaixo.

Mesmo diante da dúvida, o júri decidiu que o videoclipe produzido para Michael Kiwanuka merecia o prêmio máximo porque, apesar de forte, não celebra o suicídio, mas a vida. O clipe possui restrição para exibição, mas está disponível no YouTube.

A área de Entertainment for Music concedeu ainda um segundo Grand Prix para um case que envolve marca: o videoclipe ‘The Greatest’, da Apple, que mostra histórias de superação. Assista o clipe abaixo.

E os brasileiros?

O Brasil conquistou 1 Ouro, 2 Pratas e 2 Bronzes na categoria. O case ‘Rosalia Motomami Live Experience’, desenvolvido pelas equipes do TikTok, em São Paulo (SP), da Columbia Records, em Nova York, e da Motomami, de Barcelona, conquistou 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze. A AKQA São Paulo aparece como agência adicional, crédito que não vale para pontuação no festival, apenas para reconhecimento da participação no case. As outras duas Pratas brasileiras foram para ‘Save the Favela’, da BETC Havas para Kondzilla Records, e ‘Files of Freedom’, da GUT para Mercado Livre.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental