Heineken entrega sua primeira microfloresta no Nordeste com plantio em Recife
Iniciativa integra plataforma Green Your City e reforça compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e preservação da Mata Atlântica
Iniciativa integra plataforma Green Your City e reforça compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e preservação da Mata Atlântica
Pedro Aguirra
07.07.2025
A Heineken anunciou a entrega de sua primeira microfloresta no Nordeste, localizada no bairro da Várzea, em Recife (PE). Com 1.250 m² e cerca de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, o plantio representa a quarta entrega da marca no Brasil dentro da plataforma Green Your City, que visa repensar os espaços urbanos de forma mais sustentável. A ação foi realizada em parceria com a Iron House, empresa do Grupo Cornélio Brennand, e integra o programa Plantar Juntos, que prevê o plantio de 19 microflorestas até 2030.
A escolha da Várzea, segundo maior bairro do Recife em extensão e com significativa densidade populacional, leva em conta seu contexto ambiental e cultural. A região abriga a Mata da Várzea, uma das principais áreas de preservação da capital pernambucana, e é cercada por importantes instituições culturais, como a Oficina Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand.
Com cerca de 60 espécies nativas, a microfloresta foi desenvolvida com consultoria do paisagista Ricardo Cardim, idealizador da metodologia Floresta de Bolso, e tem como objetivo gerar impacto ambiental positivo ao promover a biodiversidade e melhorar o microclima urbano. A alta densidade vegetal proporciona benefícios como redução da temperatura, aumento da umidade do ar, retenção de águas pluviais, diminuição da poluição sonora e filtragem de gases poluentes.
“Acreditamos no poder de transformação que essas florestas urbanas representam. Queremos fomentar espaços qualificados, conectados às demandas sociais e ambientais e contribuir para o senso de pertencimento de cuidado e preservação da Mata Atlântica”, afirma Carol Boxwell, CEO da Iron House.
O plantio envolveu cerca de 70 voluntários, entre moradores da região, colaboradores do Grupo HEINEKEN, do Grupo Cornélio Brennand e da Iron House.
A ação integra os compromissos de sustentabilidade da marca Heineken®, que desde 2021 tem investido em projetos dentro do escopo do Green Your City. “Recife é um ponto estratégico e acolhedor para a Heineken®. Queremos mostrar que é possível tratar temas como sustentabilidade de forma leve, aberta e envolvente”, comenta Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.
Histórico das microflorestas Heineken
Rio de Janeiro (2022) – Primeira microfloresta da marca, implantada após o Rock in Rio, com 1.500 m² e vegetação do bioma da Mata Atlântica reaproveitada da cenografia do evento.
São Paulo (2023) – Segunda microfloresta, com mais de 1.020 mudas de 96 espécies, localizada na Marginal Tietê, área de encontro dos rios Tietê e Tamanduateí.
Belo Horizonte (2024) – Terceira floresta, com 1.105 mudas de 90 espécies nativas, plantada próxima ao Mineirão e à UFMG.
Além das microflorestas, o Grupo HEINEKEN mantém parcerias de restauração florestal. Desde 2007, apoia a SOS Mata Atlântica na produção de 7 milhões de mudas no Centro de Experimentos Florestais de Itu-SP. Mais recentemente, lançou o projeto Heineken Spin, com foco em agricultura regenerativa, que prevê uma floresta de 767 hectares, incluindo 100 hectares de sistema agroflorestal produtivo para cultivo de limão orgânico.
A entrega da microfloresta em Recife marca um novo capítulo do compromisso ambiental da Heineken no Brasil, reforçando a importância da integração entre sustentabilidade, cultura e comunidade.
Iniciativa integra plataforma Green Your City e reforça compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e preservação da Mata Atlântica
Fandom de celebridades e influenciadores destaca o tema da hidratação de maneira leve e bem-humorada
Festival de Inverno Rio e 90’s Festival movimentam a Marina da Glória com apoio de grandes marcas e foco em sustentabilidade, acessibilidade e experiências culturais
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.