IGet de julho indica melhora no varejo e leve avanço em serviços

Dados revelam resultados positivos nos segmentos de varejo e serviços

Pedro Aguirra

08.08.2025

IGet de julho indica melhora no varejo e leve avanço em serviços

O Índice Getnet de Atividade Econômica (IGet), desenvolvido pelo Santander em parceria com a Getnet, registrou resultados positivos em julho para os setores de varejo e serviços. O varejo restrito teve alta pelo segundo mês consecutivo, enquanto o varejo ampliado voltou a crescer após três meses de queda. Já os serviços às famílias apresentaram leve recuperação.

Nos serviços, o índice para famílias subiu 0,2% em relação a junho, mas ainda acumula queda de 8,3% na comparação anual, no décimo resultado negativo seguido. Alojamento e alimentação avançaram 0,5%, e outros serviços às famílias cresceram 6,0% no mês.

No varejo, o índice ampliado aumentou 1,4% em julho e 6,3% na comparação anual. O índice restrito cresceu 1,1%, com destaque para móveis e eletrodomésticos (+4,5%), artigos farmacêuticos (+2,1%), outros artigos de uso pessoal (+2,0%) e supermercados (+0,9%). Vestuário (-6,4%) e combustíveis (-0,5%) tiveram retração. No ampliado, automóveis, partes e peças subiram 1,8%, e materiais de construção avançaram 0,3%.

Segundo Gabriel Couto, economista do Santander, o cenário ainda indica cautela: “Continuamos esperando uma desaceleração à frente, na esteira dos impactos da política monetária restritiva, embora o mercado de trabalho aquecido siga impedindo uma perda de ritmo mais forte e repentina. Adicionalmente, novos impulsos como a linha de crédito consignado para trabalhadores do setor privado e o pagamento de precatórios são fatores adicionais de sustentação”.

ADSPLAY comunica aquisição com campanha institucional | RZK Digital desenvolve inteligência artificial para prever fluxo de passageiros em terminais de ônibus | A MÚSICA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL DAS MARCAS | Marcas funcionam como religiões