IA no E-commerce: estudo prevê impacto de US$ 31 bi em 2025

A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais tendências para 2025 e está se consolidando como uma ferramenta essencial para o crescimento do setor do e-commerce. Em um cenário global…

Adnews

28.01.2025

IA no E-commerce: estudo prevê impacto de US$ 31 bi em 2025

A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais tendências para 2025 e está se consolidando como uma ferramenta essencial para o crescimento do setor do e-commerce. Em um cenário global onde se estima que 2,9 bilhões de consumidores comprem bens online — representando 36% da população mundial — a IA desempenha um papel fundamental, contribuindo com cerca de US$ 31 bilhões (1,1%) para o crescimento total do setor em 2025, segundo dados da Statista.

Este impacto é uma resposta a expansão do mercado global de IA, com estimativas que apontam para um valor de US$ 244 bilhões em 2025, podendo atingir impressionantes US$ 827 bilhões até 2030, fazendo com que as tecnologias de Inteligência Artificial sejam um tópico essencial para empresas de todos os setores, especialmente para o e-commerce.

Para Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi – plataforma de automação de marketing omnichannel e inteligência artificial, as revelações não surpreendem “utilizar a inteligência artificial é uma vantagem para o setor de e-commerce, com a tecnologia é possível impulsionar a relação com os clientes, aumentar o número de vendas e otimizar processos”.

O estudo da Statista reforça essa visão ao apontar que mais de 50% dos e-commerces já implementaram soluções baseadas em IA, sendo que 30% possuem integração total. Isso demonstra como a IA está se tornando um diferencial competitivo no setor.

Nesse sentido, a E-goi demonstra o impacto positivo das soluções de IA no setor de e-commerce, com resultados expressivos alcançados por seus clientes:

  • Salsa Jeans:
    Registrou um aumento de 73% no ticket médio ao utilizar a ferramenta Send Time Optimization, que envia mensagens no melhor dia e horário para cada destinatário, maximizando o engajamento.
  • Retalhista de brinquedos na Península Ibérica:
    Alcançou um aumento de 24% na taxa de conversão com campanhas baseadas na funcionalidade Next Best Offer (NBO). Essa ferramenta de IA analisa o comportamento dos clientes para sugerir produtos e conteúdos relevantes, proporcionando uma experiência personalizada.
  • E-commerce na América Latina:
    Obteve um crescimento de 7% na taxa de cliques em campanhas personalizadas, impulsionando o engajamento e a interação com os consumidores.

Estes casos exemplificam como a IA está revolucionando o e-commerce, proporcionando ferramentas avançadas para otimização de vendas e engajamento do cliente e destacam a importância de adotar soluções de inteligência artificial.

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