IA pode acabar com seres humanos, dizem especialistas

Dezenas de pessoas, incluindo profissionais especializados em Inteligência Artificial (IA), jornalistas, formuladores de políticas e civis, apoiaram uma declaração publicada na página do Center For AI Safety sobre os riscos…

Adnews

30.05.2023

IA pode acabar com seres humanos, dizem especialistas

Dezenas de pessoas, incluindo profissionais especializados em Inteligência Artificial (IA), jornalistas, formuladores de políticas e civis, apoiaram uma declaração publicada na página do Center For AI Safety sobre os riscos que a nova tecnologia pode vir a causar. Especialistas, como os chefes do Google Deepmind, Demis Hassabis, e da OpenAI (empresa que criou o ChatGPT), Sam Altman, apoiaram o documento afirmando que a IA pode levar à extinção da humanidade.

No documento, os assinantes defendem que “mitigar o risco de extinção da IA ​​deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear”, mas há quem diga que os medos são exagerados, como o professor LeCunn, que trabalha na Meta, empresa detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Outros especialistas também acreditam que o medo da IA ​​acabar com a humanidade é irreal e uma distração de questões que já são um problema para o planeta. Arvind Narayanan, cientista da computação da Universidade de Princeton, diz que cenários de desastre semelhantes a ficção científica são uma distração.

“A IA atual não é nem de longe capaz o suficiente para fazer com que esses riscos se materializem. E como resultado, esse discurso desvia a atenção dos danos de curto prazo da IA”, afirma.

Pausa solicitada

A cobertura da mídia sobre a suposta ameaça “existencial” da IA ​​aumentou em março deste ano, quando especialistas, incluindo o chefe da Tesla, Elon Musk, assinaram uma carta aberta pedindo a suspensão do desenvolvimento da próxima geração de tecnologia de IA. Um dos artigos de maio da Liliane Primo, CEO e fundadora da Moybe Mobilidade Elétrica, VP do Instituto Êxito e VP de TI da Anefac, para o Adnews, intitulado ‘Parem os robôs!’, contou o episódio com detalhes e trouxe mais informações.

A primeira carta perguntava se deveríamos “desenvolver mentes não humanas que possam, eventualmente, ser mais numerosas, mais espertas e nos substituir”. Em contraste, a nova campanha tem uma declaração muito curta, destinada a “abrir a discussão” sobre o assunto.

* Com informações da BBC

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental