JCDecaux faz OOH para pessoas com deficiência visual

A JCDecaux, com a colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos, apresenta o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios e reconhecimento de pessoas com deficiência visual usuárias de bengala….

Adnews

27.03.2025

JCDecaux faz OOH para pessoas com deficiência visual

A JCDecaux, com a colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos, apresenta o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios e reconhecimento de pessoas com deficiência visual usuárias de bengala.

A iniciativa OOH Para Todos, criada pela Euphoria Creative em parceria com a Bizsys e a JCDecaux, permite que anúncios de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s, Ticket e o próprio Metrô de São Paulo sejam ouvidos por pessoas com deficiência visual. Junto com a Fundação Dorina, o protótipo foi pensado para quebrar barreiras na comunicação e no acesso à informação, com ativação na Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.

“Pessoas com deficiência visual querem se sentir parte da cidade, acessar informações e saber que as marcas realmente se importam e dialogam com elas”, destaca Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina.

Para viabilizar o projeto, a Bizsys, produtora tecnológica e cenográfica, desenvolveu uma tecnologia de IA capaz de reconhecer a bengala utilizada por pessoas com deficiência visual que passam próximas ao mobiliário urbano, acionando automaticamente a audiodescrição dos anúncios. O equipamento estará ativo até o fim deste mês, com expectativa de atingir mais de 180 mil pessoas diariamente.

“A gente acredita que as informações da cidade devem impactar a todos, sem exceção. Por isso, desenvolvemos essa nova ferramenta que permite que as pessoas com deficiência visual possam ouvir as promoções, ofertas, lançamentos e tudo de mais interessante que a propaganda tem para oferecer. Afinal, elas também são consumidores das marcas anunciantes.”, comenta Marcelo Rizério, CCO da Euphoria Creative.

“Estamos sempre em busca de soluções que promovam o desenvolvimento social, prestem serviços para a população e tornem as cidades mais acolhedoras para todos. Criar ambientes inclusivos é fundamental para valorizar e integrar as pessoas na sociedade”, completa Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux no Brasil.

“Nosso maior desafio foi contribuir para criar uma tecnologia que fosse ao mesmo tempo precisa e invisível para o usuário, sem exigir que as pessoas com deficiência tivessem que interagir com dispositivos ou aplicativos extras. A inteligência artificial que desenvolvemos é sensível o suficiente para identificar a bengala em meio ao movimento urbano e acionar o áudio de forma automática e instantânea. Ver essa tecnologia funcionando na prática, com pessoas reais se beneficiando dela, nos dá a certeza de que estamos contribuindo para tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas”, comenta Rodrigo Cassino, CEO da Bizsys.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental