São Paulo anuncia investimento de R$ 143 milhões no setor audiovisual
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Adnews
08.10.2024
O Brasil é o 5º colocado no ranking mundial de países com o maior número de pessoas afetadas pela depressão, com cerca de 11,5 milhões de indivíduos, representando 5,8% da população. A doença é a principal causa de incapacidade no mundo e uma das mais associadas à ideação suicida. No entanto, o diagnóstico de depressão no Brasil leva, em média, 39 meses, evidenciando a importância de ampliar o diálogo sobre o tema e incentivar a busca por tratamento especializado.
Para ajudar nesse processo de conscientização, a Johnson & Johnson lançou a série “Falar Inspira Vida, a série: Histórias para Rir e Refletir”, que busca informar e sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e o público em geral. A produção aborda a depressão de forma educativa, com histórias inspiradoras que destacam a importância de buscar ajuda especializada e desmistificar os estigmas que cercam a doença.
Com quatro episódios, a série, apresentada em um formato inspirado no stand-up comedy, traz histórias fictícias baseadas em situações reais de pessoas que superaram preconceitos pessoais e sociais sobre a depressão e o tratamento psiquiátrico. A narrativa combina leveza e humor para tratar de um tema sério, ajudando a sensibilizar sobre o impacto da depressão na vida das pessoas.
“No primeiro episódio, a personagem Daiane resume sua experiência com a depressão como um grande ‘pra quê’, que afeta todas as áreas da vida. A psiquiatra, professora e pesquisadora Cintia Perico destaca que ‘não é só tristeza que as pessoas sentem quando estão deprimidas. Elas podem sentir apenas um vazio ou aquela falta de vontade de fazer qualquer coisa. Depressão também não é frescura e nem falta do que fazer’”, explica a especialista.
Os personagens Daiane, Paulo, Daniel e Roberta ajudam a desmistificar a depressão com honestidade e bom humor. A série alerta que, sem um diagnóstico precoce e tratamento adequado, a depressão pode prejudicar as atividades sociais, o convívio com outras pessoas e o desempenho no trabalho e nos estudos. “A rede de apoio também é essencial para o processo de aceitação da doença, no incentivo para a busca por ajuda especializada que envolve o médico psiquiatra e o psicólogo, e na adesão ao tratamento”, afirma Neila Campos, presidente da ABRATA, organização que apoia a campanha.
Flávia Favaro, diretora de comunicação da Johnson & Johnson Innovative Medicine no Brasil, reforça o objetivo da série: “Por meio dessa iniciativa queremos reforçar o nosso compromisso com a conscientização da sociedade sobre um tema tão importante e chegar nas pessoas que possam estar vivendo algum sintoma de depressão e falar sobre a importância de buscarem ajuda profissional, além de estimular quem já foi diagnosticado a persistir no tratamento e na busca por uma vida livre de sintoma da doença”.
A série faz parte da campanha “Falar Inspira Vida”, lançada pela Johnson & Johnson em 2019, que continua até hoje a requalificar o debate sobre depressão e depressão resistente ao tratamento (DRT). A campanha inclui mensagens para a rede de apoio e os profissionais de saúde, abordando a importância do tratamento contínuo e da busca por acolhimento.
Com direção da Fiteiro e coordenação geral da Muda Cultural, a série conta com os atores Daniel Dom Pedro e Will Mezzacapa e as atrizes Laura Castro e Priscila Castelo Branco. A produção está disponível em www.falarinspiravida.com.br e também nas redes sociais da @jnjinnovativemedicinebrasil.
Veja o episódio 1:
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