Kantar revela os vencedores dos Creative Effectiveness Awards 2024

Destacando os anúncios mais impactantes do mundo, campanha brasileira da Samsung fica em 3º lugar na categoria TV. A Kantar, empresa líder mundial em dados e análises de marketing, revelou…

Adnews

29.04.2024

Kantar revela os vencedores dos Creative Effectiveness Awards 2024

Destacando os anúncios mais impactantes do mundo, campanha brasileira da Samsung fica em 3º lugar na categoria TV.

A Kantar, empresa líder mundial em dados e análises de marketing, revelou os vencedores dos Creative Effectiveness Awards 2024 (KCEA), celebrando os melhores anúncios televisivos, digitais/sociais, impressos/externos, e, pela primeira vez, aqueles testados com IA de todo o mundo. Como parte da celebração da sua quinta edição, a Kantar usou o LINK AI, uma solução baseada em IA e treinada com insights do consumidor do banco dados LINK+ com mais de 260 mil anúncios, para avaliar e premiar criativos.

Os KCEA são baseados nas opiniões de consumidores reais, com 1,97 milhão de pessoas participando dos testes em todo o mundo, em 2023. Os vencedores dos prêmios apresentam os anúncios que eles consideraram mais impactantes, fornecendo informações sobre o que impulsiona a eficácia e as técnicas criativas utilizadas pelos melhores anunciantes para estabelecer conexões. Em 2023, na Kantar, testamos criativos de mais de 80 países, centenas de clientes e categorias, milhares de marcas e anúncios. No fim, esta edição abrange 16 mercados, 35 clientes e 41 marcas em 28 categorias.

O diretor de atendimento e Head of Creative Development da Kantar Insights Brasil, Francisco Bayeux, afirma que os anúncios premiados são uma verdadeira vitrine de criatividade e demonstram como os profissionais de marketing levam a sério a publicidade digital e otimizam seus criativos em grande escala.

“A publicidade tem o poder de impulsionar o crescimento da marca se for criativa e eficaz. Uma das principais prioridades dos CMOs é predispor mais pessoas para a sua marca”, afirma Jane Ostler, vice-presidente executiva global de Thought Leadership, na Kantar. “Quando as pessoas estão predispostas, elas têm clareza sobre o que uma marca significa para elas e como ela se destaca das demais.”

A campanha brasileira “Neo QLED 2023, Mais WOW do que nunca”, da Samsung, ficou em terceiro lugar na categoria TV e foi a representante do Brasil com a melhor colocação nos prêmios globais. Confira abaixo o vídeo:

Nela, um gato impressiona seu dono ao falar “uau” ao ver a nova TV Samsung. Isso é seguido pela frustração do homem em não conseguir fazer com que o pet diga a palavra novamente, até que o gato esteja em frente à TV novamente.

“Para a Kantar, esse é um exemplo inteligente de humor que se conecta com a marca. Pesquisado em cerca de 10 mercados diferentes, esse anúncio usa um estilo de humor que é facilmente transmitido sem a barreira do idioma”, afirma Bayeux.

O Brasil também apareceu em quinto lugar na categoria digital, com a campanha “H150 Whateverken” da Heineken, que desenvolveu diferentes materiais criativos. Nela, a Heineken entrelaça suas peças com o nome da marca e forma como as pessoas a pronunciam: Hekkene, Heini, Hakkinen.

Essa campanha destaca o alcance e o reconhecimento global da marca, já que, pelo simples fato de um consumidor pedir “a verde”, sabe que receberá uma Heineken. Essa foi uma forma de comemorar 150 anos de fama internacional. O vídeo curto para Facebook/Instagram foi produzido pela agência Le Pub. Assista abaixo:

 

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Abaixo, os primeiros colocados em todas as categorias:

Digital/Social

PaísMarcaTítuloAgência
1EUAKahlúa15s Gasp feat. Salma Hayek Wieden+Kennedy
2ChinaLEGOLEGO Trademark Campaign ChinaThe LEGO Agency
3Reino UnidoTimberlandThis is Not a Boot – Video UKINDUSTRY


Impresso/Outdoor

FormatoPaísMarcaTítuloAgência
1OutdoorReino UnidoHSBCCost of LivingVML
2Digital Out of HomeReino UnidoHeineken®H150 Product Misuses – DOOHLePub
3OutdoorChinaadidasadidas SS23 Climacool KVHYPEMAKER China

 

TV

PaísMarcaTítuloAgência
1África do SulHeinekenH150 Whateverken – TVCLe Pub
2Reino Unido e IrlandaCadburyYours For 200 Years/Yours AlwaysVCCP
3BrasilSamsungNeo QLED 2023_More wow than ever_BRBBH


Testados pelo LINK AI

 CanalPaísMarcaTítuloAgência
1FacebookReino UnidoDettolYour laundry has something to tell youReckitt’s In-House Agency – Energy Studios
2TVEUANissanNissan ARIYA “Dualities” TM FF 2NissanUnited (TBWA\Chiat\Day)
3YouTubeÍndiaAashirvaadHua Kya(in house production)

 

Lições dos anúncios vencedores

Além da premiação, a Kantar lança um relatório, no qual os especialistas criativos da empresa apresentam cinco temas principais que resumem as diferentes maneiras pelas quais os anúncios vencedores alcançaram isso com sucesso:

  1. Coragem: Mostrar coragem criativa para se conectar com os clientes. Um ótimo exemplo disso em ação é o anúncio “Periodsomnia” de Nana/Libresse/Bodyform, o 9º vencedor da TV, que retrata a experiência de dormir mal durante a menstruação, sem suavizar a seriedade do assunto.
  2. Catastrofização: Chamar a atenção e conectar-se emocionalmente através do drama. O vencedor digital/social número 1, um anúncio no Facebook da marca mexicana de licor de café Kahlúa, é um ótimo exemplo dessa tendência, imergindo os espectadores no melodrama inspirado em novelas.
  3.  Sincero: Publicidade realista que se conecta com a vida real. O anúncio de informação pública de Rådet for Sikker Trafik (Conselho Dinamarquês de Segurança Rodoviária) “Dit svar er bedre sent end aldrig (Mais vale tarde do que nunca)” é um ótimo exemplo da tendência de anúncios que rejeitam a perfeição para se conectar com os espectadores.
  4. Consistente: saiba quando você tem algo bom – conectando-se ao longo do tempo. A Heineken desenvolveu criativos premiados em todas as três categorias de mídia para sua excelente campanha “H150 Whateverken”, mostrando o poder de uma boa ideia, aplicada de forma consistente.
  5. Cômico: Faça-os rir e conectar-se através do humor. O 12.º lugar na categoria Digital/Social é um anúncio da TENA Men que utiliza o humor para abordar a delicada questão da incontinência masculina e transmitir uma mensagem séria de uma forma informativa e humorística.

Clique aqui para baixar o relatório com todos os vencedores.

 

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