Kids Corp mapeia consumo, gadgets e hobbies infanto-juvenis

As voltas às aulas, que no Brasil acontecem durante o mês de fevereiro, é o período em que habitualmente se intensifica o consumo de produtos e serviços relacionados ao público…

Adnews

27.01.2025

Kids Corp mapeia consumo, gadgets e hobbies infanto-juvenis

As voltas às aulas, que no Brasil acontecem durante o mês de fevereiro, é o período em que habitualmente se intensifica o consumo de produtos e serviços relacionados ao público infanto-juvenil. Para entender como esse momento mobiliza a dinâmica das famílias, bem como a relação de crianças e adolescentes com itens de consumo, a Kids Corp, martech especialista em marketing digital para o público infanto-juvenil e famílias, realizou o estudo “Back to School: Analisando a volta às aulas através do material escolar, hábitos de consumo de lanches e influência no lar”.

O mapeamento, realizado ao longo de 2024 junto a 5750 crianças e jovens de 3 a 17 anose 1320 pais e mães com filhos entre 3 e 17 anos, pertencentes às classes A, B e C+, em amostra com representatividade nacional.

Atividades artísticas fazem parte de suas rotinas:

Youtube, videogames, plataformas de streaming, redes sociais e até brincar com brinquedos são atividades que se destacam entre os hobbies de crianças e adolescentes. Contudo, quanto mais novos, mais ligadas as crianças estão às atividades que envolvam “papel e caneta”, ou seja, aquelas que instigam a imaginação e criatividade.

U183 a 56 a 1213 a 18
Assistir YouTube78878368
Jogar video games60406664
Desenhar/pintar43655519
Ficar em alguma rede social54174583
TikTok34103050
Facebook166829
Instagram3161560
Snapchat4137
Assistir programas de TV34303734
Brincar com brinquedos4376607
Ir a eventos familiares34313435
Praticar esporte40264246
Assistir algum streaming58385669
Escutar música28232437
Jogar jogos de tabuleiro15132010
Ficar com amigos28202436
Fazer alguma atividade artística26312920
Ler livros ou revistas30193232
Dançar22372413
Cantar20332211
Cozinhar1311917

Matérias favoritas e preparo com o lanche: 

As matérias prediletas do público infanto-juvenil são matemática (20% das menções), seguida de educação física (16%), artes (13%), informática (9%), inglês (8%), história (6%), ciências naturais (5%), geografia (4%), música (3%) e ciências sociais (2%). Menções diversas a outras disciplinas totalizaram 4%.

O planejamento da lancheira é bem maior entre os menores (entre 3 e 12 anos, 78% leva a refeição toda de casa) enquanto 22% dos adolescentes (13 a 18 anos) compram parte ou toda a refeição no caminho.

Autonomia e gasto com o próprio dinheiro: 

57% dos respondentes indicam que, quando querem algo, recebem dinheiro de seus pais ou tutores, enquanto 24% (adolescentes) indicam ter mesada, e 19% afirmam desfrutar de ambas as modalidades de subsídio.

Sua independência se materializa em artigos que compram por decisão própria, sendo que 13% afirmam gastar seus recursos em material escolar – os maiores entusiastas desses artigos são crianças entre 6 a 12 anos, com 17% de incidência. Por outro lado, 46% dos pais compraram algum artigo de material escolar ou papelaria para o filho, sendo 69% das compras foram feitas on-line.

Os produtos escolares confeccionados com licenciamentos de filmes, séries e desenhos animados se tornam mais atrativos, em especial os de filmes (para crianças de 6 a 12 anos) e os de séries (para os adolescentes entre 13 e 18).

Relação com os gadgets: 

Os dados do mapeamento da Kids Corp corroboram a íntima relação que crianças e adolescentes têm com vários gadgets, sendo o smartphone o aparelho de longe mais usado (83%) e possuído (71%), seguido pela SmarTV (usado por 69% e possuído por 34%), fones de ouvidos (32% e 24% respectivamente), computador do escritório (usado por 32& e possuído por 12%) e o console de videogame (22% e 14% respectivamente).

 

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