LATAM é eleita melhor em sustentabilidade pela ANAC

Companhia aérea foi reconhecida por seu desempenho em sustentabilidade no ano passado, como resultado direto dos esforços estratégicos para minimizar os impactos ambientais.

Adnews

22.06.2023

LATAM é eleita melhor em sustentabilidade pela ANAC

A LATAM Airlines acaba de ser anunciada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como a companhia aérea com melhor desempenho em Sustentabilidade no Brasil em 2022. O reconhecimento é resultado da 2ª edição do Programa Sustentar, prêmio criado pela agência reguladora para incentivar o desenvolvimento e aprimoramento de práticas sustentáveis pelos operadores aéreos brasileiros e reforçar o compromisso do setor com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade. A cerimônia de premiação foi realizada na tarde desta quarta-feira (21), na sede da ANAC em Brasília (DF), com a presença de executivos da agência e da própria companhia.

Para avaliar as companhias aéreas, a ANAC estabeleceu 28 critérios de análise. Fazem parte dos temas ambientais abordados pelo programa gestão organizacional e educação ambiental, transição energética, eficiência operacional, emissões atmosféricas e recursos naturais. As iniciativas de Sustentabilidade da LATAM foram as que receberam maior pontuação entre as companhias brasileiras.

LATAM é eleita melhor em sustentabilidade pela ANAC
Ligia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil, recebeu o prêmio. (Foto: Divulgação/LATAM)

A diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil, Maria Elisa Curcio, reconhece a premiação como um resultado direto dos esforços estratégicos da companhia, principalmente nos últimos dois anos, para minimizar os impactos ambientais e se posicionar como um ativo importante para toda a sociedade brasileira.

“Em 2021, renovamos nossa estratégia de Sustentabilidade com metas de curto, médio e longo prazo, e traçamos um caminho para alcançá-las. Transformamos a LATAM em uma das companhias mais envolvidas, não só na agenda de combate às mudanças climáticas, mas também no estabelecimento de um modelo de economia circular e na promoção do desenvolvimento social das comunidades onde atua ao compartilhar seu maior valor, o avião, para encurtar distâncias e fazer a diferença para quem mais precisa”, afirma Maria Elisa.

Metas sustentáveis

Em maio de 2021, a LATAM renovou a sua estratégia de Sustentabilidade com metas para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser um grupo com zero resíduos para aterros sanitários até 2027.

Para isso, na gestão de mudanças climáticas, estabeleceu as seguintes frentes de trabalho: a redução de emissões por meio da eficiência operacional e melhores práticas, aquisição de aeronaves ainda mais eficientes, aquisição de combustíveis mais sustentáveis conforme a disponibilidade de mercado, e como medida complementar, a compensação das emissões por meio da conservação de ecossistemas estratégicos e de alto valor ambiental.

O principal desafio para a descarbonização do setor de aviação é a disponibilidade de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), dado que atualmente a quantidade disponível em nível mundial é limitada devido, principalmente, à falta de condições necessárias para sua pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição.

Avanços em sustentabilidade no Brasil

Em 2022, a LATAM obteve importantes avanços no Brasil em seus três pilares de Sustentabilidade. 

No pilar de Mudança Climática, a companhia foi a primeira do Brasil a utilizar energia elétrica em operações de solo. O projeto piloto, que contou com mais de R$ 30 milhões em investimentos, foi desenvolvido em parceria com Real Aviation e BH Airport. Com isso, desde 28 de junho de 2022, a operação de Ground Handling de pelo menos 50% de seus voos em Belo Horizonte (MG) passou a ser realizada por equipamentos movidos a energia elétrica ao invés de diesel. A iniciativa permite deixar de emitir 114 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) em 12 meses no aeroporto mineiro. Esse volume corresponde ao consumo equivalente de CO₂ dos equipamentos movidos a diesel usados para atender a sua operação atual. 

No pilar de Economia Circular, a companhia conseguiu reutilizar no Brasil cerca de 30 toneladas de uniformes usados por meio de parcerias de upcycling (reutilização criativa) e reduzir em 77% o plástico de uso único a bordo, aproximando-se das metas de eliminar todos os plásticos de uso único de seus voos até 2023 e ser uma empresa com zero resíduos para aterros sanitários até 2027. 

Já no pilar de Valor Compartilhado, o programa Avião Solidário da LATAM beneficiou 1,4 milhão de pessoas no Brasil somente no ano passado, com a concessão de mais de 700 passagens e o transporte gratuito de mais de 600 toneladas de cargas e de 150 animais de 17 espécies diferentes em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Com mais de 10 anos de existência, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e mais de 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do país desde 2020.

Reestruturação interna

A LATAM Brasil também acaba de concretizar uma reestruturação interna para promover um relacionamento mais estratégico com diversos stakeholders e reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento do país. As mudanças dizem respeito à sua diretoria de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade, que é liderada por Maria Elisa Curcio desde fevereiro deste ano, com reporte direto a Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

A partir de agora, assumem novos desafios e respondem diretamente para Maria Elisa os seguintes profissionais: Tatiane Viana (agora, gerente de Regulatórios e Assuntos Públicos da LATAM Brasil), Ligia Sato (agora, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil) e Bruno Espinoza (agora, head de Comunicação Externa da LATAM Brasil).

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental