Medida Provisória, de Lázaro Ramos, ganha 92% de aprovação no Rotten Tomatoes

Uma mensagem necessária inserida dentro de uma produção nacional magnífica com uma trilha sonora de arrepiar (todos os pêlos)

Adnews

05.05.2022

Medida Provisória, de Lázaro Ramos, ganha 92% de aprovação no Rotten Tomatoes

Medida Provisória, o primeiro filme dirigido por Lázaro Ramos, estreou nos cinemas em Abril de 2022. A produção conta com grandes nomes no elenco, como Taís Araújo, Seu Jorge, Renata Sorrah, Adriana Esteves e Alfred Enoch, que atuou como Dino Thomas na sequência de filmes Harry Potter e Wes Gibbins na série How to Get Away With Murder.

O filme, que se passa no Brasil, representa um futuro distópico, e retrata o governo impondo uma lei que decide mandar todos os descendentes africanos que vivem no país “de volta” para a África. Essa decisão, logicamente, acaba gerando uma enorme revolta nos pretos que residem no país. A luta contra o racismo representada de forma brilhante, e que traz uma mensagem mais que indispensável para o mundo inteiro, trazendo uma crítica tanto política como social de uma forma que prende o telespectador, tornando a obra o tipo de filme que todo mundo deveria assistir.

A trilha sonora do filme traz Elza Soares, Baco Exu do Blues, Rincon Sapiência, Liniker, Agnes Nunes e Xênia França, com letras e melodias de arrepiar. Uma homenagem mais que merecida para Elza.

Em uma participação no Podcast do Podpah, Alfred comenta o quão importante foi atuar nesta produção, não só como ator mas também como pessoa, e ainda diz como foi bom poder se reconectar com suas origens. Ele ainda fala sobre o quão grato é por Lázaro ter apostado tudo nele, pois segundo o ator anglo-brasileiro, nem ele próprio teria apostado. Enoch atua pela primeira vez em um filme brasileiro, onde o papel por ele representado é o de um homem brasileiro e que fala português. Nascido em Londres e tendo como primeiro papel da vida um estudante de Hogwarts, em Harry Potter, sua filmografia antes de Medida Provisória contava com obras como filmes ingleses e séries americanas. 

Medida Provisória retrata um Brasil que não se reconhece (e que, ao mesmo tempo, termina por se reconhecer). Um Brasil do passado, do presente e do futuro ao mesmo tempo. Uma fotografia forte e linda. Um final que te deixa com vontade de sair correndo e falar pra todos os conhecidos que este filme não deixa nada a desejar (porque, de fato, não deixa). 

O filme possui algumas indicações para melhor diretor, melhor ator (Alfred Enoch), melhor atriz (Taís Araújo) e melhor filme, e, com certeza, não é para menos. Luta, resistência, manifesto pela liberdade. E tudo isso junto acaba por trazer uma reflexão linda, imprescindível. Brilhante! Vale toda a pena. 

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental