Meta abandona verificadores de fatos e adota “Notas de Comunidade”

A Meta anunciou, nesta terça-feira (7), uma mudança significativa em sua política de moderação de conteúdo. A empresa irá encerrar seu programa de verificação de fatos, substituindo-o pelo recurso “Notas…

Adnews

07.01.2025

Meta abandona verificadores de fatos e adota “Notas de Comunidade”
A Meta anunciou, nesta terça-feira (7), uma mudança significativa em sua política de moderação de conteúdo. A empresa irá encerrar seu programa de verificação de fatos, substituindo-o pelo recurso “Notas de Comunidade”, já utilizado pela plataforma X (antigo Twitter) de Elon Musk.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, fez o anúncio em uma publicação no Instagram, destacando que o novo sistema será implementado inicialmente nos EUA. As “Notas de Comunidade” permitem que os próprios usuários adicionem contextos explicativos a publicações, visando combater a desinformação de forma colaborativa.

“Agora, nosso foco será em filtros para violações legais e de alta gravidade. Para casos menos graves, dependeremos de denúncias antes de agir”, explicou Zuckerberg. Ele afirmou que isso deve reduzir erros na remoção de postagens e contas, além de aprimorar a eficiência dos filtros de moderação.

Outra mudança anunciada foi a realocação da equipe de “confiança, segurança e moderação de conteúdo” para a Califórnia, enquanto a revisão dos conteúdos postados nos EUA será centralizada no Texas.

Citando a América Latina, Zuckerberg disse que a região tem “cortes secretas” que “que podem ordenar que empresas discretamente removam coisas.” O criador do Facebook também mencionou o presidente eleito Donald Trump, destacando o interesse em trabalhar junto ao novo governo para enfrentar desafios relacionados à censura global e proteção de empresas americanas. “Com o apoio do governo dos EUA, podemos combater a censura que cresce ao redor do mundo”, afirmou o executivo.

Além disso, foi anunciado que Dana White, presidente do UFC e apoiador de Trump, integrará o conselho administrativo da Meta. A decisão reforça os laços da empresa com figuras próximas ao novo governo americano.

A Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, agora aposta no engajamento comunitário e na parceria com o governo como pilares de sua nova abordagem para moderação e combate à desinformação.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental