Streaming lidera, mas TV linear mantém força no Brasil e México, aponta Samsung Ads
Streaming lidera o consumo, mas linear tradicional segue relevante em meio a 2,7 bilhões de horas de conteúdo assistido por mês
A MGID, plataforma global de publicidade, lançou o CPA Tune, sistema baseado em machine learning voltado à otimização de campanhas de publicidade nativa com foco na eficiência pós-clique. A novidade…
Adnews
26.06.2025
A MGID, plataforma global de publicidade, lançou o CPA Tune, sistema baseado em machine learning voltado à otimização de campanhas de publicidade nativa com foco na eficiência pós-clique. A novidade sucede o CTR Guard, recurso da empresa que monitora campanhas para evitar a fadiga de criativos.
Enquanto o CTR Guard atua na fase inicial da campanha, o CPA Tune foca no que ocorre após o clique. A tecnologia emprega inteligência artificial para prever e otimizar resultados, ajustando automaticamente os lances por clique (CPC) em tempo real com base em dados históricos de performance e sinais de comportamento do usuário.
Testes com anunciantes indicaram um aumento médio de 155% na taxa de conversão (CVR). Em alguns mercados e verticais específicos, especialmente nos Estados Unidos, foram observados crescimentos de até 300%. A ferramenta também demonstrou capacidade de reduzir o custo por aquisição (CPA) ao aprimorar o direcionamento de público.
Para utilizar o sistema, os anunciantes definem uma meta de CPA, configuram o rastreamento de conversões e estipulam um orçamento diário, recomendado entre cinco e sete vezes o valor da meta. O modelo exige um período inicial de aprendizado, estimado em cerca de dez conversões ou sete dias, para estabilizar a performance. Durante todo o processo, os anunciantes mantêm controle sobre criativos, orçamento e direcionamento, com a possibilidade de pausar ou ajustar campanhas a qualquer momento.
“Analisando o CTR Guard, que combate a fadiga publicitária, e o CPA Tune, que impulsiona conversões, concluímos que a MGID não está apenas falando do potencial da IA; estamos provando que a tecnologia pode cumprir sua promessa de resolver problemas complexos com interfaces simples”, afirmou Oleksii Borysov, vice-presidente de Produto da MGID. “O CPA Tune foi projetado para trazer os benefícios do lance automático por CPA — como visto em ‘walled gardens’ como Google ou Meta — para a publicidade nativa na open web. Ele ajuda os profissionais de mídia e marketing a superarem as expectativas na performance, gerando melhorias tangíveis com alguns cliques, sem prejudicar o controle ou transparência da campanha.”
Para Fernanda Acacio, CEO da MGID no Brasil, a ferramenta oferece aos anunciantes locais um ciclo completo de otimização, do clique à conversão. “Essa solução faz parte da nossa estratégia de trazer inovações em IA para a publicidade nativa, integrando-se a outras, como o CTR Guard. No Brasil, onde a eficiência em campanhas é uma questão prioritária, a ferramenta reduz a complexidade operacional ao automatizar decisões baseadas em dados de conversão. Isso permite que anunciantes locais aloquem recursos com maior precisão e atinjam reduções consistentes no custo por aquisição. Desta forma, podem escalar resultados e gerar mais performance com maior previsibilidade operacional”, disse a executiva.
O CPA Tune já está disponível para anunciantes da MGID em todo o mundo.
Streaming lidera o consumo, mas linear tradicional segue relevante em meio a 2,7 bilhões de horas de conteúdo assistido por mês
Serviço ganha novas funções para atendimento e marketing, com Vivo entre empresas em testes
Iniciativa marca o início da jornada de aplicação prática de IA nos negócios da companhia, com apoio de especialistas e foco em produtividade e inovação interna