Milhões de chineses perdem o acesso a “World of Warcraft” e outros games

Milhões de jogadores na China perderam o acesso à franquia “World of Warcraft”, uma das mais populares no país e no mundo, e outros videogames populares, já que os servidores…

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27.01.2023

Milhões de chineses perdem o acesso a “World of Warcraft” e outros games

Milhões de jogadores na China perderam o acesso à franquia “World of Warcraft”, uma das mais populares no país e no mundo, e outros videogames populares, já que os servidores da Blizzard Entertainment no país ficaram offline após duas décadas de funcionamento.

Os serviços da empresa na China foram suspensos à meia-noite, horário local, na terça-feira, marcando o fim de uma era para os fãs, depois que um contrato de licenciamento com o parceiro local de longa data NetEase expirou.

“World of Warcraft”, também conhecido como “WoW”, é um jogo multijogador online extremamente popular que permite aos usuários lutar contra monstros e viajar através de expedições no mundo medieval de Azeroth. Muitos jogadores em todo o mundo cresceram com o grande sucesso, inclusive na China. Isso foi enfatizado nos últimos dias, quando os fãs chineses expressaram sua descrença pela perda de seu passatempo de longa data em postagens nas redes sociais.

Quando acordei, ainda não queria aceitar [isso]”, disse um usuário no site Weibo, plataforma semelhante ao Twitter da China, na terça-feira. “Chorei a noite toda durante o sono porque o jogo saiu do ar. Sonhei que estava chorando no meio da aula.

A suspensão segue uma disputa acirrada entre a Blizzard, uma unidade da Activision Blizzard, e a NetEase.

Os editores estrangeiros devem trabalhar com parceiros locais para oferecer videogames na China. No último novembro, no entanto, a Blizzard e a NetEase anunciaram que não renovariam os contratos de licenciamento, que deveriam expirar este mês.

Em um comunicado na última terça-feira, a Blizzard disse que procurou a NetEase para buscar “a ajuda deles para explorar uma extensão de seis meses do contrato atual”. A empresa norte-americana disse que apelou à NetEase para permitir que os fãs continuem jogando ininterruptamente, “com base em nossos sentimentos pessoais como jogadores e na frustração expressada a nós pelos jogadores chineses”.

A NetEase reagiu com sua própria declaração na semana passada. Em comentários extraordinariamente concisos, a gigante chinesa de tecnologia e jogos acusou a Blizzard de pegá-la de surpresa com sua “declaração repentina” e chamou a proposta da empresa dos EUA de “ultrajante, inapropriada e não alinhada com a lógica de negócios”.

A briga pública marcou uma reviravolta inesperada na parceria de 14 anos das empresas.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Michelle Toh para o site CNN Business.

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