Brooksfield Donna cresce 64% no e-commerce com estratégia omnicanal
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Com inovação e sustentabilidade, parceria promete transformar o mercado brasileiro de chocolates premium.
Adnews
07.09.2023
A Nestlé Brasil acaba de dar mais um passo significativo em sua expansão ao assinar um contrato para a aquisição do Grupo CRM, que detém as renomadas marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. Esta parceria estratégica promete redefinir o cenário de chocolates premium no Brasil e oferecer experiências excepcionais aos consumidores. Já podemos sonhar com Língua de Gato sabor Alpino, produção?
De acordo com os termos da transação, a Nestlé adquire a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos quotistas são fundos geridos pela Advent International, no Grupo CRM. A aprovação final da transação está pendente da análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), com a expectativa de conclusão da aquisição em 2024. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.
Com 25 anos de experiência na empresa, Renata Moraes Vichi vai continuar liderando o Grupo CRM como acionista e CEO. O Grupo CRM é um dos maiores franqueadores do Brasil, com mais de 1 mil lojas. A empresa é reconhecida por sua inovação e qualidade em chocolates premium, e esta aquisição fortalecerá ainda mais sua posição no mercado, ao passo que permitirá à Nestlé entrar em um segmento diferenciado, combinando chocolates finos com cafeterias, proporcionando uma experiência única aos consumidores.
“Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento. Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de chocolates no Brasil”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Em 2020, os fundos geridos pela Advent adquiriram o controle do Grupo CRM com o objetivo de apoiar o crescimento da companhia. Em três anos, a gestora de private equity impulsionou a abertura de novas lojas, cumprindo os planos de expansão do Grupo. Além disso, agregou conhecimento do varejo e tecnologia voltada a acelerar a transformação digital da rede.
“Fazer parcerias com empreendedores na gestão das empresas em que investimos está no coração da estratégia de geração de valor da Advent, e ficamos muito felizes por aquilo que conquistamos ao lado da Renata e de seu time no Grupo CRM. Sob o controle da Advent, o grupo CRM cresceu significativamente, consolidando-se como líder do segmento de chocolates premium e uma das principais empresas do pujante mercado de franquias brasileiro”, diz Wilson Rosa, sócio da Advent corresponsável pelos investimentos em empresas de varejo e consumo na América Latina. Desde 1997, a Advent investiu em 24 empresas dos dois setores na região.
Marcas Icônicas e Expansão
A Kopenhagen, com uma história centenária que remonta a 1928, é conhecida por inovações em chocolates e produz clássicos amados pelos brasileiros, como Língua de Gato, Nhá Benta, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brand. Com mais de 600 lojas, a marca está presente em todos os estados brasileiros. Por sua vez, a Brasil Cacau, fundada em 2009, tem como missão democratizar o chocolate de qualidade no Brasil. Atualmente, a marca possui mais de 400 unidades distribuídas por todo o país.
Essa aquisição marca o início de uma nova era para o mercado de chocolates premium no Brasil, sendo o Grupo CRM líder em inovação e qualidade, enquanto a Nestlé está presente em 99% dos lares brasileiros, sendo uma força mobilizadora que contribui para a sociedade.
“Estou à frente das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau há mais de duas décadas, e desde que assumi a minha primeira posição no Grupo, minha linha de gestão sempre esteve fundamentada no propósito de perpetuar as nossas marcas, e a partir desse objetivo, todas as estratégias e inovações são empreendidas. Tenho orgulho de ver tudo o que construímos junto aos nossos mais de 590 franqueados e 2 mil colaboradores. Partimos de um grupo familiar que sempre teve uma governança robusta, com uma cultura forte e propulsora, onde a preservação dos territórios de cada marca e seus movimentos sempre foi prioridade. Com valores inegociáveis, crescemos e nos estabelecemos como um dos maiores grupos franqueadores do país. Ao lado da Advent, fizemos em 3 anos o resultado que era esperado para 5, e hoje firmamos essa parceria com a Nestlé certos de que ainda temos um longo caminho a percorrer até o nosso grande sonho. Estou segura de que hoje demos um passo gigante rumo a esse futuro que, como grupo, construímos todos os dias”, celebra Renata Vichi, CEO do Grupo CRM.
Foco em Inovação e Sustentabilidade
A parceria estratégica também permitirá à Nestlé e ao Grupo CRM explorarem oportunidades em inovação, digitalização, expansão para novas categorias e canais, além de ampliar iniciativas de sustentabilidade relevantes para o negócio de chocolates.
A Nestlé Brasil, que tem mais de 100 anos de atuação no país, está comprometida em levar nutrição, bem-estar e sustentabilidade para bilhões de pessoas. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas em território nacional, possui 20 unidades industriais em diversos estados e está envolvida em programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, garantindo uma produção sustentável.
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Criativo com mais de 20 anos de experiência reforça grupo de ECDs liderado por Rafael Urenha
Criativo reforça liderança da agência após passagens por McCann, Africa, Nubank e AKQA