NextFrame São Paulo promove internacionalização do audiovisual paulistano com apoio da Spcine

Programa vai selecionar 180 profissionais para ações de internacionalização com foco em diversidade, coprodução e conexões de mercado

Pedro Aguirra

01.08.2025

NextFrame São Paulo promove internacionalização do audiovisual paulistano com apoio da Spcine

O audiovisual da capital paulista ganha um novo impulso global com o lançamento do Programa NextFrame São Paulo – Local Voices, Global Markets, iniciativa que vai levar 180 profissionais a 13 eventos internacionais entre 2025 e 2026. O projeto é realizado pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) em parceria com o Brazilian Content e conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

A primeira convocatória já está aberta e contempla o Pixelatl, festival voltado à animação e narrativas gráficas que acontece de 9 a 13 de setembro de 2025, em Guadalajara, no México. Outros três eventos internacionais também serão apoiados ainda este ano: o MIPCOM (França), o AFRIFF (Nigéria) e o Ventana Sur (Argentina).

O objetivo do programa é fortalecer a presença do audiovisual paulistano no mercado global por meio de coproduções, licenciamentos, prestação de serviços e atração de investimentos. O apoio aos selecionados inclui credenciais, oficinas preparatórias, mentorias, suporte no local e ações de networking.

Para garantir equidade e diversidade, o edital prevê a reserva de:

25% das vagas para pessoas negras,

10% para pessoas indígenas,

5% para pessoas com deficiência,

5% para pessoas trans.

“A internacionalização é a melhor estratégia para inserção de nossos conteúdos no cenário global. Não se trata apenas de participar de eventos, mas de construir conhecimento e conexões duradouras com o mercado internacional”, destaca Mauro Garcia, diretor executivo do ICAB.

Eventos contemplados pelo NextFrame: 2025:

Pixelatl – 9 a 13 de setembro – Guadalajara, México

MIPCOM – 13 a 16 de outubro – Cannes, França

AFRIFF – 2 a 8 de novembro – Lagos, Nigéria

Ventana Sur – 1º a 5 de dezembro – Buenos Aires, Argentina

2026:

Content Americas – 20 a 22 de janeiro – Miami, EUA

Clermont-Ferrand International Short Film Festival – 30 jan. a 8 fev. – França

Berlinale / EFM – 11 a 18 de fevereiro – Berlim, Alemanha

SXSW – 12 a 18 de março – Austin, EUA

Series Mania – 24 a 26 de março – Lille, França

FICCI – abril, datas a confirmar – Cartagena, Colômbia

Marché du Film – 12 a 20 de maio – Cannes, França

Annecy Festival / MIFA – 23 a 26 de junho – Annecy, França

BAM – julho, datas a confirmar – Bogotá, Colômbia

As inscrições para cada evento serão abertas com pelo menos 60 dias de antecedência, e as informações completas estão disponíveis no site oficial do ICAB.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
ADSPLAY comunica aquisição com campanha institucional | RZK Digital desenvolve inteligência artificial para prever fluxo de passageiros em terminais de ônibus | A MÚSICA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL DAS MARCAS | Marcas funcionam como religiões