Novelis recicla 20 bilhões de latas e reforça liderança na economia circular do alumínio

Novelis responde por 60% das latas recicladas no Brasil e ajuda país a manter índice recorde de 97,3% no reaproveitamento do alumínio.

Pedro Aguirra

25.08.2025

Novelis recicla 20 bilhões de latas e reforça liderança na economia circular do alumínio

A Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio, reciclou cerca de 20 bilhões de latas pós-consumo em 2024, o que representa aproximadamente 60% do total recuperado no Brasil. O resultado contribuiu para que o país atingisse um índice recorde de 97,3% na reciclagem de latas de alumínio para bebidas, mantendo a liderança mundial pelo 16º ano consecutivo, segundo a Recicla Latas.

Com esse desempenho, a empresa evitou a emissão de cerca de 6 milhões de toneladas de CO₂ e reduziu em 95% o consumo de energia em relação à produção a partir do alumínio primário. “Reciclamos cerca de 60% das latas reaproveitadas no Brasil em 2024. Esse resultado reforça nosso compromisso em reinserir a embalagem pós-consumo na cadeia produtiva, impulsionando a circularidade e consolidando o alumínio como exemplo global de economia circular”, afirma Alfredo Veiga, vice-presidente de Metal da Novelis América do Sul.

A companhia opera em Pindamonhangaba (SP) o maior Complexo Integrado de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo, com capacidade de reciclagem de 500 mil toneladas por ano, que será ampliada para 750 mil toneladas com novos investimentos.

Além da atuação industrial, a Novelis lançou o Programa de Inovação Aberta Novelis+, em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, para incentivar soluções de startups e institutos de pesquisa voltadas à reciclagem de alumínio. “A colaboração com o ecossistema de inovação é fundamental para antecipar tendências e acelerar soluções de alto impacto para toda a cadeia”, acrescenta Veiga.

Ética na IA: personalização sem invadir a privacidade | GPT-5: o dia em que a IA finalmente fez o básico bem feito | Kantar aponta que 75% do impacto da marca vem de experiências e não de mídia paga | Bootcamp ensina líderes a criar agentes de inteligência artificial sem depender de equipes técnicas | Portal Adnews celebra 25 anos com nova direção e novos projetos | CICLOPE 2025 terá nove brasileiros no júri e reforço da FilmBrazil | Amstel ativa bares e supermercados durante Libertadores