Nubank, Natura e iFood são as marcas brasileiras que mais impactam a sociedade

Novo índice da Design Bridge and Partners revela as marcas que mais influenciam cultura, emoções e mercado; Nubank lidera no Brasil e Duolingo no ranking global.

Pedro Aguirra

15.08.2025

 Nubank, Natura e iFood são as marcas brasileiras que mais impactam a sociedade

A Design Bridge and Partners divulgou hoje o Brand Momentum Index 2025, ranking que aponta as 15 marcas brasileiras e globais com maior influência na vida das pessoas, na cultura e em seus segmentos de atuação. No Brasil, Nubank, Natura e iFood ocupam as primeiras posições. Entre as marcas estrangeiras, o topo ficou com Duolingo, Google e Nike.

O Brand Momentum Index mede como as marcas influenciam as emoções dos consumidores e se mantêm relevantes ao longo do tempo. O estudo é baseado no Brand Asset Valuator (BAV), maior banco de dados do mundo sobre valor e imagem de marca, criado pela WPP, que há mais de 30 anos analisa a percepção dos consumidores globalmente.

Até 2024, a Design Bridge apresentava no Brasil apenas rankings de força e valor de marca. A nova metodologia, lançada em parceria com a Fundação Dom Cabral, faz um retrato mais amplo, considerando também impacto emocional. Para o levantamento, mais de 18 mil pessoas foram entrevistadas entre janeiro e março de 2025, avaliando 1.600 marcas.

Ranking nacional – Top 5

Nubank – Serviços Financeiros – 320,89

Natura – Saúde e Beleza – 288,08

iFood – Distribuição/Varejo – 275,86

Havaianas – Vestuário e Acessórios – 258,69

Boticário – Saúde e Beleza – 233,58

Ranking global – Top 5

Duolingo – Educação – 276,12

Google – Internet – 261,82

Nike – Vestuário e Acessórios – 254,42

Meta – Empresas – 246,43

YouTube – Internet – 240,65

Para Marcelo M. Bicudo, CEO da Design Bridge and Partners, o conceito de “momentum” reflete a capacidade de uma marca de se adaptar a mudanças culturais e de mercado. “Trata-se de um testemunho de estratégias eficazes, design envolvente e compreensão profunda do comportamento humano, tornando-se uma alavanca para a construção sustentável de marcas”, afirma.

O estudo também mapeia dez perfis de personalidade que se traduzem em emoções associadas às marcas. Bicudo destaca que, entre as percepções de “Ousadia” e “Inovação”, predominam empresas globais de tecnologia, como Duolingo, Google e ChatGPT. No Brasil, o Pix aparece com destaque nesse perfil. Entre as vistas como “Modernas”, estão Havaianas e Nike — marcas consolidadas que seguem criando experiências relevantes para os consumidores.

Confira pesquisa completa: https://brandmomentumindex.com/

ADSPLAY comunica aquisição com campanha institucional | RZK Digital desenvolve inteligência artificial para prever fluxo de passageiros em terminais de ônibus | A MÚSICA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL DAS MARCAS | Marcas funcionam como religiões