“O Agente Secreto” recebe o prêmio de Direção e Melhor Ator em Cannes

O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, foi premiado no Festival de Cannes com os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator….

Adnews

26.05.2025

“O Agente Secreto” recebe o prêmio de Direção e Melhor Ator em Cannes

O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, foi premiado no Festival de Cannes com os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator. A produção também recebeu o Prêmio FIPRESCI, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, e o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai (AFCAE).

Ambientado no Recife de 1977, o longa é um thriller político que acompanha Marcelo, interpretado por Moura, um especialista em tecnologia que retorna à cidade em busca de tranquilidade, mas se depara com um ambiente hostil. O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes.

Em declaração, Mendonça Filho relatou o impacto emocional do filme: “Eu conversei muito com a imprensa, estive com jornalistas no domingo, na segunda, na terça e um pouco quarta. Nesses dias, eu contei sete vezes que aconteceu das pessoas, ao falarem do filme e tentar me fazer uma pergunta, ficarem com a voz embargada e pararem de falar, porque alguma coisa tinha ativado algo muito forte nelas. Isso aconteceu com jornalistas brasileiros e de nacionalidades diferentes, como franceses, espanhóis e italianos. E eu acho isso muito significativo. Eu acho que é um filme que fala do passado, fala do presente, fala do futuro.”

O júri da FIPRESCI justificou a escolha: “Escolhemos um filme que tem uma generosidade romanística e épica; um filme que permite digressão, diversão, humor e caráter para evocar um tempo e lugar e uma história rica, estranha e profundamente preocupante de corrupção e opressão. Um filme que faz suas próprias regras, que é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e mergulha você em um mundo – o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins.”

Produzido por Emilie Lesclaux, o filme é uma coprodução entre CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha). A distribuição nacional está a cargo da Vitrine Filmes, enquanto no mercado internacional o longa será lançado pela NEON (EUA e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).

Esta é a quinta vez que Kleber Mendonça Filho participa do Festival de Cannes. Em 2019, foi premiado com o Prêmio do Júri por “Bacurau”, codirigido com Juliano Dornelles. Seus filmes anteriores – “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Retratos Fantasmas” – também foram exibidos no festival e figuraram em listas de melhores do ano do The New York Times, além de alcançarem ampla audiência no Brasil e no exterior.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental